-
Arquitetos: STL Architects
- Área: 7896 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ignacio Espigares/STL Architects
-
Fabricantes: Morin Corp.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado próximo ao centro da Praça Lincoln em Chicago, o Liceu Francês foi concebido como um campus educativo com espaços repletos de luz destinados a favorecer as descobertas educativas, e ambientes compartilhados destinados a celebrar a comunidade internacional da escola.
Estendendo-se por mais de 3,8 acres, o campus da escola foi projetado para ser implementado em fases durante os próximos anos. A primeira fase do desenvolvimento do campus tem capacidade para desempenhar funções escolares básicas tais como espaços acadêmicos, áreas administrativas e um ginásio. As futuras fases incorporam um auditório, uma biblioteca expandida e um edifício de artes. Este foco permitiu que os recursos financeiros fossem utilizados de forma a agregar valor progressivamente ao projeto no futuro.
O conceito fundamental do projeto gira em torno da criação de um ambiente de aprendizado compartilhado no qual se celebra a comunidade vibrante da escola. Destinado à participação de professores e estudantes de todos os níveis acadêmicos, esse espaço de aprendizado social manifesta-se por meio de um majestoso átrio aberto de 4 pavimentos. Os espaços sustentados pelo átrio contemplam espaços informais para a interação de alunos e professores. Além disso, o espaço oferece um sentimento compartilhado de responsabilidade social e mundial, atributos que são intrínsecos ao plano de estudos e a comunidade da escola.
O Liceu encontra-se em um dos bairros mais dinâmicos, artísticos e culturalmente relevantes de Chicago, onde a escola tem como objetivo cultivar alianças comunitárias. O campus conta com uma via privada, e as instalações de cursos preparatórios para a universidade estão equipados para receber um máximo de 800 estudantes em 41 salas, laboratórios de artes, ciências e música, uma cafeteria, um ginásio, uma biblioteca, escritórios administrativos, áreas de lazer infantil, um campo de futebol, e um espaço verde para atividades esportivas ao ar livre.
O Liceu Francês de Chicago foi o primeiro projeto de desenvolvimento que cruzou a mesa do então recém-eleito 47o Prêmio Aldernan Ameya Pawar em 2011. O campos substituiu o antigo Hospital Ravenswood que estivera desocupado durante mais de uma década. O novo projeto certificado LEED foi uma adição bem-vinda na área, que trouxe energia renovada a um local já florescente.
Devido ao orçamento agressivo do empreendimento, o projeto foi concebido com o objetivo de alcançar a máxima eficiência, o que faz dele um dos projetos educativos mais rentáveis construídos em Chicago nos últimos anos.
Trata-se de um marco destes ambiciosos investimentos. O Liceu Francês de Chicago representa um grande exemplo de como um foco de projeto deliberadamente sóbrio pode produzir uma arquitetura de qualidade excepcional, e que uma economia de meios expressivos pode gerar uma magnífica arquitetura arraigada na simplicidade e nas qualidades essenciais inerentes a qualquer grande edifício: luz e ar, a proporção e a cor, a circulação e a disposição.
O novo campus abriu suas portas no outono de 2015 e coincidiu com o aniversário de 20 anos do Liceu Francês como comunidade educativa internacional em Chicago.