O concurso 015 - Brasil em Veneza, promovido pela Projetar.org, propôs aos estudantes que projetassem um novo pavilhão brasileiro para a Bienal de Veneza. A proposta deveria ser símbolo nacional de fácil reconhecimento, tanto por estrangeiros quanto por brasileiros, em um dos mais importantes eventos internacionais de arquitetura e arte. O concurso contou com 110 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros.
Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista Adriano Bruno da RVBA Arquitetos, 1º lugar no concurso Nacional para a Baixinha de Santo Antônio, e o arquiteto Pedro Varella da GRU.A Arquitetos, vencedor do prêmio Tomie Ohtake e autor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013 e exposto na Bienal de Arquitetura de São Paulo e na Bienal Ibero americana de Rosário.
Segundo o Júri, é possível observar em todos os projetos entregues a preocupação com a entorno e a capacidade de síntese de um país com cultura tão vasta em uma única edificação.
PRIMEIRO LUGAR
Aluno: José Henrique Carrari Filho
Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas/SP
Segundo os jurados, a proposta apresenta uma excelente coerência entre conceito e plástica. Merece destaque também a abordagem contemporânea e a linguagem atemporal.
SEGUNDO LUGAR
Equipe: G4G4 - Pedro Cunha, Lucas Santos da Silva, Felipe Friedrich Stockler e Vinicius Fahrion Martini
Instituição de Ensino: Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER - Porto Alegre/RS
Os jurados destacam a geometria elegante e coerente da proposta, criando uma volumetria pura e harmônica.
TERCEIRO LUGAR
Equipe: EMMC - Lucas Martins Cunha, Alessandra Musto e Vitor Martins Cunha
Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade de São Paulo - São Paulo/SP
Os jurados destacam no projeto a relação dinâmica entre percurso e elemento expositivo, individualizado no espaço central do pavilhão.
MENÇÃO HONROSA
Aluno: Pedro Esteves Morgado
Instituição de Ensino: Universidadede São Paulo - USP - São Paulo/SP
Os jurados ressaltaram em relação a este projeto a diagramação espacial e a originalidade na relação entre o pavilhão e a laguna de Veneza, fazendo com que o espaço expositivo tivesse conexão com a água.
MENÇÃO HONROSA
Equipe: MAZAL - Leonardo Serrano Fuchs, Nathalie Ventura e Letícia Schultz
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ
Os jurados parabenizam a capacidade de síntese dos elementos conceituais da proposta de forma harmoniosa e elegante.
O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.