A Escola da Cidade promove de 1 de junho a 1 de julho, a exposição fotográfica Efímera, organizada pela arquiteta chilena Paula Monroy. A mostra tenta registrar mínimos gestos de arquitetura, cujos ciclos de vida correspondem a espaços de tempo não maiores do que 24 horas.
Nas cidades contemporâneas do hemisfério sul, o uso dos espaços urbanos é cada vez mais cíclico, espontâneo e muitas vezes surge pela ocupação temporal. O objetivo da série de fotos é evidenciar qual impacto que os assentamentos geram no contexto mais próximo, e como aqueles cenários urbanos podem se tornar verdadeiros conjuntos de relações sociais, materiais e imateriais.
Por meio da utilização de enquadramentos fixos, se apresentam quatro situações de ocupação temporal que, na medida em que o tempo transcorre, dotam-se de qualidades luminosas, cromáticas e compositivas. Efímera antecede o projeto de pesquisa desenvolvido pela mesma autora, intitulado “Sistemas de representación para el estudio de usos urbanos temporales en la ciudad de São Paulo”.
Paula Monroy é arquiteta formada pela Universidad Mayor de Chile, fotógrafa de arquitetura e cidade, docente da Universidad Mayor de Chile, ex-aluna da Escola da Cidade e pesquisadora convidada no RELAB - Laboratório de Representações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP).
A exposição, gratuita e aberta ao público, é realizada pela Escola da Cidade, com o apoio da Escuela de Arquitectura da Pontificia Universidad Católica de Chile e Arquitetônicas, fotografias autorais.
Exposição fotográfica Efímera
Data:
Lançamento: 01 de junho de 2016, às 19h30
Período: de 01 de julho a 01 de abril
Horário:
de segunda a sexta, das 10h às 20h
sábados, das 10h às 14h
Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
Informações: www.escoladacidade.edu.br
Título
Escola da Cidade promove a exposição "efímera"Tipo
ExposiçãoOrganizadores
De
01 de Junho de 2016 07:30 PMAté
01 de Julho de 2016 08:00 PMOnde
Escola da CidadeEndereço