- Área: 100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Leo Giantomasi
-
Fabricantes: Neorex
Desafio
Distribuir o programa solicitado - estúdio de música, contendo duas salas, área de lazer (churrasqueira e acessórios), quarto de hóspedes, banheiros e vestiários - preservando ao máximo a área de jardim permeável e a iluminação natural. Por se tratar de uma residência unifamiliar (edificação existente), era necessário dar a devida privacidade para o acesso e permanência do estúdio de música e ao mesmo tempo otimizar um ambiente de lazer integrado a residência.
Soluções / Partido
Para privilegiar a iluminação e ventilação natural, tanto na edificação existente, quanto na nova construção, definimos a implantação do programa no fundo do lote, distribuídos em dois pavimentos (térreo + superior), o que também garantiu um melhor aproveitamento da área verde e permeável do terreno.
No intuito de quebrar o paradigma de uma edícula, muitas vezes destinada a áreas de serviço de menor importância e sem expressão arquitetônica, estabelecemos um partido ousado com pé direito duplo na área de lazer e uma escada com passarela metálica que dá acesso ao estúdio no pavimento superior. No térreo, a varanda se abre generosamente para o jardim buscando uma integração direta com a sala da residência existente.
O elemento vazado cumpre um função arquitetônica fundamental na concepção volumétrica do edifício, concedendo leveza ao volume e enfatizando o espaço com pé-direito.