Descrição enviada pela equipe de projeto. Este resort, situado na tranquila e montanhosa região de Yunnan, China, deve a sua concepção a uma subtil e elegante interpretação do seu contexto cultural e geográfico. O projeto materializa uma competente e acertada combinação de materiais, cores e soluções arquitetônicas que recriam um efeito dramático. A madeira escura, aliada a revestimentos de paredes em marfim, formam uma arquitetura equilibrada, que juntamente com grandes superfícies de água e intervenções paisagísticas cuidadas integram o edifício na envolvente natural desta localidade.
O Doubletree Resort by Hilton situa-se na cidade de Xishuangbanna, um canto escondido considerado o coração da cultura da região de Yunnan. Este aglomerado, também conhecido por Banna, faz fronteira com Myanmar e Laos caracteriza-se pela sua paisagem natural de incomparável beleza, marcada por montanhas verdejantes e clima tropical.
O hotel dispõe de 420 quartos, um centro de conferências, dois restaurantes e um lounge bar. Inclui também um ginásio, juntamente com três piscinas, uma coberta e duas ao ar livre. O edifício envolve o perímetro do seu terreno e diminui a sua altura a Oeste, oferecendo uma vista única das montanhas, permitindo que a luz quente do sol de poente banhe desde o jardim da entrada até ao ponto mais alto do complexo.
O projeto oferece um diálogo constante com a arquitetura vernacular, através da atenção aos pormenores nas suas coberturas e paredes, assim como nos elementos decorativos inspirados por geometrias locais. Em contraste, a ala do edifício que contém os quartos de hóspedes oferece um olhar mais contemporâneo cuja sobriedade é perfeitamente combinada com o estilo tradicional da região de Dai.
Um grande átrio ao ar livre recebe os hóspedes aquando da sua chegada. A sua escala e proporção oferecem três diferentes pontos de vista sobre a paisagem circundante. Esta articulação do espaço é inspirada na flor de osmanthus, uma espécie muito valorizada na cultura tradicional de Yunnan. Este design, com a inspiração em elementos locais, oferece aos visitantes uma conexão com a natureza e o ar livre, apenas encontrada em Banna.
Cada quarto oferece uma vista para os jardins interiores do resort, abrindo-se para a paisagem envolvente através de varandas espaçosas, acentuando a temática recorrente de cumplicidade entre arquitetura e paisagem natural. O centro do complexo é a área de lazer das piscinas, rodeado por sinuosos passeios, jardins secretos e cobertos por árvores tropicais e uma amostra exuberante de espécies da flora locais que nutrem os jardins. São espaços para recreação, meditação ou contemplação da natureza. As piscinas foram projetadas como áreas de entretenimento, especialmente para as famílias.
A combinação de materiais locais e técnicas decorativas, juntamente com um tratamento cuidado paisagístico, permitem que o edifício se articule em harmonia com a Natureza e estabeleça um equilíbrio que se torna o conceito central de todo o projeto.