-
Arquitetos: WY-TO architects
- Área: 80 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Svend Andersen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito principal deste projeto é ampliar a área da casa da família. A cliente herdou a casa de seu avô e busca manter vivas as memórias da família. A história continua com as próximas gerações que agora habitam a casa.
Seguindo as tendências atuais na França, bem como a exposição parisiense "Roof on Roof" em 2015, o processo de adicionar um novo pavimento numa estrutura existente é, certamente, contrastando com o Tabula Rasa. Na verdade, torna-se uma ferramenta para a densificação urbana contemporânea ao ser profundamente enraizada no passado. É certamente uma respeitosa, mas também sustentável abordagem que WY-TO está desenvolvendo aqui, assim como em outros projetos semelhantes.
Foi decidido aumentar a extensão vertical, utilizando uma estrutura de madeira, devido as suas especificidades: leves, rápidas e fáceis de montar, canteiro de obras limpo, bem como o meio ambiente. Verificou-se ser a resposta ideal para o contexto. Paralelamente a isso, os clientes podem ficar dentro da casa durante toda a duração da construção.
O anexo tem uma forma simples, mas expressiva. Dois blocos de tamanhos diferentes são cobertos com revestimento de madeira, cada um usando uma essência diferente: álamo e pinho. Esta composição gráfica abstrata se assemelha a uma batida urbana que ecoa em um diálogo respeitoso as proporções dos vizinhos imediatos. Do lado de fora, a simplicidade e sobriedade da fachada é desvendada em seu interior rico e sutil.
Na verdade, esta variação de altura permite que a luz natural entre nos quartos através de aberturas no teto. Além disso, a escada no coração da casa é banhada com luz devido às janelas generosas. Todos estes sistemas representam perfeitamente a exploração de várias fontes de luz natural e uma vista de acordo com a orientação dos espaços e as suas imediações. Por exemplo, o revestimento de madeira tornam-se vazados onde for necessário para permitir a entrada de luz no espaço, preservando a intimidade quando virado para a rua.