- Área: 315 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Esquadrias Baiana, Grupo Santoro RS, IEW Marcenaria, Ispersul Engenharia Ltda, Klarel Basaltos, Project Vidros, Selbach Esquadrias, Serralheria SL
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Condomínio Alphaville da Zona Sul de Porto Alegre a arquitetura contemporânea está presente com suas linhas retas e seus materiais construtivos diferenciados. A pureza das formas dá a esta residência de 360m² imponência para não deixar os olhos passarem distraídos.
Em um terreno de 480 m², esta casa ML431 foi projetada pelos arquitetos do escritório 4d‐arquitetura para um casal que já planeja preencher ainda mais os espaços do lar com os filhos que virão.
Respeitando o plano de construção do condomínio no qual o lote faz parte, os arquitetos trabalharam com a escalonamento dos acessos: a garagem foi planejada para estar compatível ao nível da rua, o hall a 1,5 metro, o térreo a 3 metros e o segundo pavimento está a 6 metros abrigando os dormitórios. De acordo com os arquitetos, a composição volumétrica é a solução adequada para atender às exigências para edificações do condomínio combinada ao desejo dos clientes por espaços integrados e fluídos, com muita luz natural e ventilação cruzada.
Na fachada frontal o uso da madeira se destaca, já que foi usada prioritariamente para as aberturas. Assim, também o olhar é conduzido a perceber os níveis propostos: para a porta da garagem, a porta principal e as grandes aberturas superiores — que fechadas formam um único plano.
O ambiente de estar com pé‐direito duplo funciona como o coração da casa. É onde, depois do hall de entrada, estão o ambiente de estar, jantar e cozinha. O escritório do casal, que está neste mesmo nível, foi planejado com portas de correr permitindo o isolamento do ambiente caso necessário. Este bloco tem conexão com a parte externa onde estão piscina, jardim e deck de madeira, nos fundos do lote para a privacidade dos moradores.
A iluminação zenital superior e os diversos rasgos e panos de vidro que compõem este espaço deixam o ambiente bem iluminado, e nas palavras dos moradores “possibilita deitar no sofá à noite e apreciar as estrelas”.
Para conectar o ambiente de estar com o segundo pavimento, uma escada com estrutura metálica e degraus maciços de madeira com laterais de vidro dá leveza à composição. Neste nível mais alto estão as três suítes da residência: duas com orientação pra frente do lote e uma principal para os fundos que se conectam por uma única passarela deixando espaço livre para luz natural chegar ao ambiente inferior.