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- Área: 43000 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Henrik Kam, Iwan Baan, Joe Fletcher, Jon McNeal
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Fabricantes: Geometrik
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Os responsáveis pelo SFMOMA trabalhou junto com a equipe do Snøhetta para projetar o novo museu como espaço que se volta para o ambiente externo, um ambiente de encontro envolvente. As conexões com a vizinhança e a cidade foram cuidadosamente consideradas, e os benefícios da paisagem e dos espaços ao ar livre foram trazidos para o museu. Novos caminhos de pedestres ao redor do museu e uma nova entrada para o público (na Howard Street) agora integram melhor o SFMOMA ao South of Market (SoMa) e seu entorno, se integrando à paisagem urbana circundante.
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A fachada icônica ao leste da expansão projetada pelo Snøhetta foi inspirada em parte pelas águas e névoa da Baía de São Francisco. Ela é composta por mais de 700 painéis de FRP (polímeros reforçados de fibra de vidro) com formas únicas, exclusivamente e localmente fabricados. Durante todo o dia, o movimento de luz e sombra naturalmente anima a superfície ondulante da fachada. Craig Dykers, sócio fundador do Snøhetta e líder da equipe de projeto do SFMOMA, disse: "Nosso projeto visa criar uma experiência íntima, acolhendo a diversidade dos visitantes para a sua magnífica coleção, promovendo uma conexão entre o visitante e o museu durante todos os anos que virão. Todos os sentidos são estimulados como parte da experiência. As escadas iluminadas levam os visitantes a todos os andares, e as galerias criam uma experiência de visualização de arte confortável. Os terraços permitem momentos de repouso, com ar fresco, sol e vistas da cidade entre as galerias. O visitante percebe que o edifício foi inspirado em São Francisco".
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Os visitantes são recebidos no novo museu por duas entradas principais, que levam ao espaços de exibição no térreo, que são abertos para todos. A entrada na Third Street recebe os visitantes no átrio reinventado por Evelyn e Walter Haas, onde o óculo iônico inunda o espaço com luz natural. O móbile de 8 metros de Alexander Calder, Sem Título (1963), está suspenso por baixo do óculo e uma nova escada escultórica leva visitantes os para o hall de Helen e Charles Schwab, o principal espaço de encontro no segundo pavimento.
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Uma nova entrada foi adicionada, ajacente às paredes de vidro da galeria Roberts Family. A nova entrada permite aos visitantes acessar o museu através do Hall Schwabl. A Galeria Roberts Family é um espaço vibrante, visível aos transeuntes, criando uma conexão visual entre a cidade e o museu. Na galeria está a escultura monumental Sequence, de Richard Serra (2006). No interior, um conjunto escadas de madeira fornece uma área de estar informal e pública. De ambas as entradas, as escadas levam os visitantes ao Hall Schwab, o centro do novo museu. Os visitantes podem desfrutar de uma instalação de rotação de obras de arte, como a alegre Wall Drawing 895:Loopy Doopy (branca e azul) (1999) de Sol LeWitt, ou explorar o resto do museu. No terceiro pavimento está o Centro de Fotografia Pritzker e as demais galerias acima.
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As novas galerias da expansão, desenhadas pelo Snøhetta, são íntimas na escala e criam as condições ideais para a visualização das obras. Os espaços diferentes das galeria suportam a exibição de coleções e de obras de várias escalas. As galerias menores são flexíveis, livre de colunas, permitindo inúmeros layouts - uma tela em branco para os curadores. Na abertura, os visitantes puderam experimentar uma galeria contemplativa, de forma octogonal, dedicada a sete obras de Agnes Martin e galerias no sétimo pavimento que ofereceram espaço para obras de arte contemporânea.
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Os terraços adjacentes a muitas galerias estendem as exposições à cidade, exibindo esculturas ao ar livre e com vistas espetaculares de São Francisco. O novo Terraço de Esculturas Pat e Bill Wilson, no terceiro pavimento, abriga a maior parede viva dos Estados Unidos, com mais de 19.000 plantas e 21 espécies nativas. Esta sequência de espaços permite que os visitantes se desloquem entre obras de arte incríveis para mirantes amplos, e desfrutem de vistas sobre a cidade enquanto circulam pelo museu.
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Complementando as galerias de arte incríveis do museu, o novo SFMOMA apresenta um programa educativo dinâmico e performances. O novo Centro de Educação Koret atende alunos, professores e membros com uma biblioteca de recursos e estúdios-salas de aula. A parceria do SFMOMA com a inovadora Bay Area Meyer Sound instalou soluções de som em todo o museu, incluindo um sistema de acústica, Constellation, no recém-renovado Teatro Phyllis Wattis. O novo White Box de Gina e Stuart Peterson é um espaço flexível, com uma treliça teatral que suporta uma variedade de performances, eventos ou obras de arte em grande escala.
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O novo SFMOMA em breve receberá a certificação LEED Gold e é um dos primeiros museus nos Estados Unidos que empregou iluminação LED em todos os espaços de galerias. Esta medida ajudou o museu cumprir as suas metas ambiciosas de sustentabilidade.
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