- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa urbana, localizada numa zona residencial, ocupa o terreno com uma sucessão de distintos espaços (público - semipúblico - privado).
A relação entre os mesmos se dá através da continuidade visual conformada pela permeabilidade que permite a transparência das caixas de vidro a partir dos acessos, unificando ditos espaços através de uma planta baixa "livre", apenas limitada por estes panos de vidros fixos e móveis.
A relação espacial não apenas se dá no horizontal, mas também no vertical. Dada a sucessão de espaços através de pé-direitos duplos, claraboias, pontes de vidro, pátio inglês, taludes e escadas, que articulam e costuram diferentes níveis.
A materialidade reforça a ideia de continuidade, já que optou-se por um sistema estrutural de perfis metálicos, dando a sensação de leveza, onde as colunas compostas se inserem como "agulhas" nas diferentes camadas e as vigas são justapostas entre si para suportar as lajes de concreto aparente.
A vinculação com a rua antecipa o que virá, com a tectônica de um muro de tijolos permeáveis que parece flutuar sobre uma garagem de chapas móveis.