Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa funda-se a partir de um pátio murado com 11.5m x 11.5m x 5.75m, em torno do qual se organizam os diversos espaços da casa.
O pátio murado funciona como centro da casa, uma sala exterior abrigada e protegida. Um espaço que convoca a atmosfera da tradição dos pátios mediterrânicos, definindo um lugar de intimidade, luz e sombra.
Um programa exemplar dá suporte ao desenho da casa: um lugar de retiro, um espaço de habitar, pensar e trabalhar.
A casa desenvolve-se em torno do pátio através de um percurso, desde as áreas comuns a sul/nascente, até aos espaços mais privados a norte. A casa é desenhada como um único espaço, sem portas onde os limites se vão ajustando em função da sua altura, luz e sombra de forma a definir a sua vocação. O pátio central é o único espaço autônomo, em que o limite físico é preciso e delimitado.
A construção é elementar e depurada, procurando uma optimização construtiva e econômica: estrutura de betão; paredes interiores e exteriores com monomassa pigmentada; pavimentos em betão pigmentado; tectos em betão aparente; caixilharias com vidro fixo e portas metálicas; pavimento do pátio central em saibre.