Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado nas montanhas Laurentian, a 250 km ao noroeste de Montreal, o Mont-Laurier é um pequeno povoado onde a indústria florestal segue desempenhando um papel central apesar da diminuição da demanda de madeira. O terreno encontra-se na orla sul do rio Lievre entre a catedral e a escola pública.
As diretrizes do concurso arquitetônico iniciado por uma sociedade local sem fins lucrativos trouxeram a necessidade de uma sala polivalente com capacidade para eventos de artes cênicas tradicionais e que ofereça uma série de outras configurações para cabarets, banquetes, eventos corporativos e feiras comerciais.
A capacidade da sala é variável de 700 a 270 assentos com o fim de abrigar espetáculos de comédia, apresentações de teatro, atuações escolares e vários concertos. A área bruta do projeto é de 3500 m² e o orçamento de licitação era de $9.2M excluídos os equipamentos e impostos.
A sala é dividida em três secções que combinam uma série de mecanismos para a fácil e eficiente reconfiguração. A parte mais próxima ao palco consiste numa plataforma em "spiralifts" sincronizados com secções de assentos que deslizam sobre trilhos. A parte central tem assentos telescópicos que se retraem para proporcionar espaço adicional quando seja necessário. Por último, a parte posterior da sala conta com um mezanino de 184 assentos cujo guarda-corpo pode ser retirado.
Nossa proposta arquitetônica é baseada numa malha estrutural de vigas transversais de madeira laminada. A importância da madeira é comunicada com claridade e, assim, apoiamos o desenvolvimento local de novas tecnologias que agregam valor a este recurso natural que tem um melhor impacto meio-ambiental que o aço e o concreto.
O projeto oferece um novo modelo cultural para o desenvolvimento regional borrando os limites entre o teatro experimental, centro de convenções e sala de concertos. Encontra-se num constante processo de transformação que oferece à comunidade diferentes espetáculos artísticos, eventos corporativos e atividades sócio-culturais todos os dias, todo o ano.