- Área: 10490 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:David Matthiessen
-
Fabricantes: Glashütte Limburg, TULUX
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um referendo local, as pessoas de Leonberg votaram por uma grande maioria a favor de uma remodelação de um centro esportivo existente. Isto não apenas envolveu uma nova construção, mas também deu à estrutura existente uma nova forma. O objetivo da reforma era aumentar o apelo e a sensação de bem estar das piscinas e salões esportivos, além de atualizar as características técnicas do edifício.
A reforma do centro esportivo erguido na década de 1970 se dividiu em duas etapas de construção. Durante a primeira etapa, os dois pavilhões esportivos e a área de piscinas foram remodelados com ambientes contínuos e instalações técnicas, enquanto que as instalações ao ar livre foram remodeladas a parte. A segunda fase consiste na reestruturação e remodelação completa da área de sauna, que compreende uma sauna com vistas e um jardim-sauna.
A forma triangular da área de piscina segue caracterizando o complexo de edifícios. Afim de otimizar a eficiência energética, todas as fachadas de vidro do edifício foram substituídas - o aspecto externo do centro esportivo, portanto, se mantém praticamente sem mudanças. O mais surpreendente são os interiores do complexo de edifícios reformado e remodelado. O objetivo era otimizar o centro esportivo em relação a seus requisitos funcionais e o efeito atmosférico através de medidas estruturais menores. Para alcançar isto, os arquitetos criaram novos layouts e otimizaram o desenho de rotas nos vestiários e ambientes contínuos. O desenho de materiais e cores contemporâneas confere aos interiores uma identidade própria e garante que todo o edifício tenha uma agradável sensação de espaço.
Desde a reforma, a área de entrada da edificação existente era escura, porém agora possui uma aparência aberta, brilhante em um ambiente agradável. A fachada da entrada envidraçada agora oferece vistas aos novos blocos de vestiários. A reorganização proporcionou uma sensação muito mais ampla - catracas e armários foram movidos mais para trás e a divisão entre o restaurante e a área de piscinas foi totalmente envidraçada. A transparência máxima e transições fluidas também são proporcionadas pela abertura do piso ao teto para a área de escritórios administrativos. As superfícies de concreto na entrada foram restauradas e o piso foi trocado. Quanto a organização, os arquitetos adotaram o antigo sistema de cores guias que caracteriza todo o edifício com seu código de cores: azul guia os visitantes até as piscinas, o verde para os vestiários, laranja leva aos pavilhões esportivos e o amarelo ao ginásio. Um elemento chamativo no foyer é o existente teto de concreto. As superfícies internas das arcas foram pintadas de acordo com as cores do sistema que guia os visitantes. Alguns dos campos quadrados criam realces visuais com tetos iluminados que foram desenhados especialmente para este projeto. Isto permite que a estrutura do teto existente seja fácil de identificar, enquanto que as novas áreas receberam identidade completamente nova através do uso da cor e o projeto luminotécnico.
A grande área de piscinas conta com uma piscina para nadadores mais profissionais, uma piscina para alunos iniciantes e uma para crianças. Todas elas originais e seu entorno permaneceram intactos. As obras de reabilitação desta área foram concentradas principalmente no teto, que foi substituído nos banheiros, enquanto que as vigas do teto de madeira foram pintadas de branco. O desenho colorido no teto possui um padrão de painéis que derivam da forma triangular do teto. A importante obra de arte na área de piscinas uma lâmpada ondulante entre a piscina dos nadadores e a dos iniciantes - foi conservada e pintada de branco. Os novos componentes incluem uma cabine envidraçada para o responsável da piscina. Um ambiente agradável foi criado com iluminação indireta no teto inclinado, luzes ao longo do perímetro da piscina e a iluminação abobadada que marca a entrada da área de duchas.
Os vestiários e duchas para as piscinas e pavilhões esportivos foram redesenhados formalmente. Pé direitos altos e novas superfícies proporcionam uma agradável sensação de espaço. Pisos de azulejos de grande formato com uma variedade de gradientes de cor em combinação com azulejos bejes das paredes e pisos, armários e móveis de cores feitos de madeira proporcionam uma alta receptividade aos vestiários e duchas; as lâmpadas de teto redondas conferem um ambiente relaxado.
Quase todas as superfícies nos dois salões esportivos também foram substituídas, enquanto que as fachadas receberam isolamento a partir do interior. As paredes foram revestidas com novas paredes refletoras com uma chapa de madeira. Superfícies de concreto e painéis de madeira existentes foram restaurados. A aparência geral na cor branca - os novos painéis do teto foram desenhados em branco - confere às salões esportivos um ambiente luminoso e agradável; fitas de LED no teto proporcionam ampla iluminação. O novo envidraçamento do pequeno ginásio também permite uma maior quantidade de luz natural que as superfícies das aberturas anteriormente opacas, abrindo deste modo o ambiente para o exterior. As arquibancadas retráteis de espectadores das salas de esporte também foram substituídas e desenhadas em madeira, fazendo relação com as novas paredes.
A reforma deu ao centro esportivo boa qualidade, brilho e atmosfera. Os procedimentos funcionais também foram significativamente melhorados, como por exemplo o novo elevador que facilita o acesso de portadores de necessidades especiais ao edifício.