- Área: 458 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro com características geográficas incomparáveis situado na entrada à cidade de La Calera em Córdoba, em um lote irregular de esquina com uma inclinação acentuada e visuais privilegiadas das montanhas, esta residência apropria-se de suas potências locais e as incorpora a seu interior em todos os espaços.
A relação com o entorno circundante é abordada de duas formas distintas. Morfologicamente, através do contraste, pelo uso de volumes geométricos e prismáticos e de balanços que separam a arquitetura do terreno.
Não obstante, a materialidade e os tons terrosos e ferrosos escolhidos para os revestimentos e acabamentos superficiais externos, colaboram com a intenção de construir um diálogo harmonioso e fluido com o entorno montanhoso cordovês.
O esquema funcional pode ser lido através da volumetria. No térreo, localiza-se a entrada e um grande espaço único social de pé direito duplo que contempla a cozinha, sala de jantar, sala de jogos e a área de estar, que se negam à frente da casa e se abrem ao norte e leste, onde estão as melhores vistas e onde é possível estabelecer relações diretas com as varandas e a galeria.
No pavimento superior, um volume de 25 metros de comprimento que atravessa perpendicularmente o térreo, e apoia-se sobre o solo em uma área reduzida, gerando balaços em seus dois extremos. Contém, ainda, os espaços de uso privado: 2 dormitórios suítes com closet, um escritório e a suíte master localizada no extremo leste do volume, sobre um balanço de mais de 5 metros, com visuais impactantes e quase aéreas. Essa opção representou um desafio estrutural que foi resolvido com tirantes de aço que são escondidos por um envoltório. O volume se apresenta cego em sua fachada sul, minimizando o impacto negativo desta orientação, e gerando uma contundente presença para esta fachada.
No subsolo, no nível do pátio, uma pequena sala de múltiplos usos, uma adega e um núcleo sanitário atuam como apoio para a piscina que se situa sobre um terraço, aproveitando para que mesma tenha uma borda infinita que se perde no horizonte.
No mesmo nível, mas no outro extremo, localiza-se a dependência de serviço como uma célula independente e um grande depósito.
Volumes de grandes dimensões, iluminação zenital que acompanha circulações, ambientes generosos que servem às espetaculares vistas em todos os lados, são elementos que completam este projeto.