-
Arquitetos: Felipe Assadi + Francisca Pulido
- Área: 21 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Escenium HAUS, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Gen é um conjunto residencial que conta com os benefícios do Subsídio de Renovação Urbana, localizado em Santiago, no Chile.
Levando em consideração aspectos de conservação de energia e materiais reciclados, os arquitetos escolheram projetar uma fachada que utilizou materiais descartados de alumínio e zinco de antigos edifícios industriais.
O edifício residencial de 26 pavimentos tem 285 apartamentos, um pavimento térreo de caráter público e uma cobertura para entretenimento, quatro andares de garagem subterrânea, três piscinas e uma praça interna privada.
A fachada leste do edifício principal apresenta uma pele metálica que proporciona sombra à cobertura e aos terraços, e ainda reduz o ruído proveniente da Avenida Portugal.
A fachada norte possui varandas e conta com 120 painéis solares nestas varandas, tornando o conjunto um elemento de projeto e composição da própria fachada.
A energia solar captada por estas placas é usada para calefação e aquecimento de água, garantindo uma economia de 100% no verão e aproximadamente 70% no inverno.
Cada unidade de habitação possui seu próprio painel e gerencia seu consumo de forma independente, sem afetar outras unidades.
A partir desse uso inovador dos materiais, criando duas novas peles para o edifício em suas fachadas visíveis (leste e norte), formou-se uma nova densidade, um bloco que é percebido como uma unidade, e não como a somatória de unidades individuais.
A nova densidade que se pretende com estas duas novas peles, leste e norte (as faces visíveis do edifício) desenha um bloco reconhecível como uma única unidade.