- Área: 7140 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Francisca Polanco A.
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cbb ReadyMix, GLASSTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se de um edifício educacional para o Duoc na comuna de Puente Alto, Santiago, destinado a cursos técnicos de Mecânica Automotriz, Informática, Construção e Saúde. A obra localiza-se no bairro popular e periférico mais densamente povoado da cidade.
A natureza dos cursos do Duoc requer permanência dos alunos na sede, durante a maior parte do dia, demandando espaço que, além de resolver o programa educacional, acolha seus necessidades recreativas, de apoio acadêmico e de extensão.
O terreno, alongado no sentido leste-oeste, condicionou um partido geral em função de dois volumes de quatro e seis pavimentos que assumem o sentido longitudinal do terreno.
Estes volumes conformam um pátio central envidraçado que segue em direção ao oeste sobre uma base que contém o programa das oficinas. Ao leste há um terceiro volume edificado, como um pórtico, que define o acesso.
Um perímetro de pátios rodeia o edifício em diferentes níveis iluminando e ventilando naturalmente os espaços.
O pátio central, acessado pelas escadas em ambos extremos, protegido pela cobertura envidraçada, procura criar um trânsito permanente, dotando de fluidez o espaço e deixando aberta a conexão para uma futura ampliação.
A cobertura envidraçada, projetada como um elemento suspenso, cumpre um papel articulador entre os edifícios de diferentes alturas que conformam o pátio central.
Dada a orientação do edifício, surgiu a necessidade de proteger a incidência do sol ao norte. Este devia garantir a iluminação natural e a transparência característica de todos os projetos desenvolvidos para o Duoc.
Projetou-se uma treliça utilizando tubo perfurado adaptado ao desenho e aos requerimentos do projeto.
A treliça foi instalada acentuado as áreas de incidência solar e sem obstruir a visão, explorando um desenho que rompesse a linearidade e repetição típica das soluções de treliça, constituindo-se um tema essencial na definição do projeto e sua imagem.
A utilização sutil de elementos geradores de espaços como treliças, brises, coberturas envidraçadas e desníveis permitiram que o projeto gerasse espaços diversos que acolhem os distintos requerimentos e necessidades dos alunos dentro de uma concepção arquitetônica unitária.
O projeto foi construído sobre a base de sistemas rígidos de concreto armado, permitindo espaços flexíveis que acolheram com facilidade o programa. Os materiais de revestimento foram escolhidos por sua extrema simplicidade e fácil montagem, conseguindo, com isso, dotar o edifício com uma sensação de acolhimento funcional para as aspirações educativas e formativas da Fundação Duoc.
Materiais
Nesta obra, destaca-se o uso da madeira seca aplainada MSD Estrutural da Arauco e brise tubular da Hunter Douglas.
A ficha com a descrição destes revestimentos, que inclui suas descrições técnicas, características, forma de instalação, cores e informação adicional, pode ser encontrada na seção de materiais do ArchDaily.