-
Arquitetos: KAAN Architecten
- Área: 28000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Sebastian van Damme
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Provinciehuis de Brabant está situado a sudeste da cidade de Hertogenbosch, capital da província de Brabante (Holanda), e está rodeado pela paisagem aquífera de Zuiderplas e pela importante paisagem de E25.
O edifício, desenhado originalmente nos anos setenta pelo arquiteto holandês Hugh Maaskant, foi inicialmente impopular por ser muito caro e grande. Agora, depois de quarenta anos, o Provinciehuis tornou-se um símbolo do serviço público ativo e sua torre, de dezoito pavimentos, é um marco notável na paisagem de Brabantse. O edifício mostra um equilíbrio perfeito entre a horizontalidade pública do representativo térreo e a elevação da torre de escritórios. Ambos volumes estão projetados a um pavimento sobre o nível do solo, para abrigar a área de estacionamento, símbolo da natureza industrial moderna da arquitetura de concreto.
O forte caráter da arquitetura de Maaskant fala através de generosos espaços destacados por grandes gestos e pequenos detalhes que promovem a interação entre os políticos, administradores, funcionários e cidadãos. Esta interação foi gradualmente perdida através do tempo. O desafio do projeto de reforma exigia uma leitura correta da qualidade espacial original do layout; na liberação do térreo das barreiras de segurança e na atualização do edifício às necessidades contemporâneas.
KAAN Architecten trabalhou de acordo com a interpretação de Maaskant, mas com um foco pessoal. O hall central é agora permanentemente acessível; o Statenzaal e o Bois Le Duc Hall também são acessíveis quando estão seccionados. A entrada principal abre-se aos três níveis da base horizontal e abriga uma escada em caracol em direção à planta do estacionamento e uma cafeteria e a escada imponente que leva até o hall de assembleias. Os escritórios estão localizados nas paredes longitudinais por trás dos tijolos de vidro originais e das luminárias.
Na torre de escritórios, os recintos são substituídos por um espaço de trabalho flexível e estão agrupados em três plantas cada um. Cada grupo está dotado de um espaço de trabalho aberto e fechado: 8 postos de trabalho para 10 funcionários enfatizam a dinâmica do novo entorno do trabalho. A circulação vertical é aerodinâmica, o elevador se detém a cada três plantas e dois lances de escadas servem a cada grupo independente.
No dia 03 de novembro de 2015, Vincent Panhuysen, sócio do KAAN Architecten recebeu uma medalha de mérito do Comissionado do Rei, Wim van de Donk, pela orientação especial e o cuidado na renovação do Provinciehuis de Brabant do Norte