-
Arquitetos: Hooba Design Group; Hooba Design Group
- Área: 5500 m²
-
Fotografias:Parham Taghioff, Pooyeh Nouryan, Babak Toosipour, Abbas Havashemi, Deed Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de uma das áreas mais movimentadas da cidade, o Complexo Comercial Valiahdi está localizado em um boulevard de Karaj. Levando em conta o grande número dos pedestres na área, era importante para a equipe de projeto criar uma fachada multi dimensional que respeita o observador de vários ângulos e cria uma conexão íntima entre o edifício e a cidade.
Inspirado pela rede viária existente e o contexto urbano, um grid geométrico foi criado e mais tarde, modificado para otimizar os ângulos de visão. Esta geometria gradualmente se transforma de volumes negativos aos positivos no topo e na base, criando dois grandes vazios nestas seções. Estes vazios formam então a entrada principal e as varandas nos dois últimos pavimentos. A nova geometria foi então desenvolvida para criar um módulo repetitivo definindo a fachada externa e os espaços internos. Estes módulos também atuam como diafragmas, controlando a exposição solar do sul.
A multi dimensionalidade da fachada também cria uma conexão visual dinâmica entre o edifício, a cidade e o observador, para que a percepção deste usuário varie enquanto se move ao redor do edifício. Esta percepção também é afetada pelas variações de luz natural, resultando em uma padronagem dinâmica de luz e sombra na fachada durante o dia.
Inspirado por Orosi da arquitetura tradicional persa, vitrais foram utilizados para desenvolver a ideia da presença dinâmica de luz e sombra e para aumentar a qualidade da atmosfera interna. Além disto, esta técnica auxiliou no controle do calor gerado pela exposição solar excessiva na fachada sul ao capturar a maioria do calor gerado. Colorações nos vitrais foram utilizadas nas camadas internas das duas camadas de vidro, tornando o sistema altamente durável contra as influências externas.
As duas cores simbólicas da arquitetura tradicional persa são o vermelho tijolo e o turquesa. O antigo bazar em Kashan é um grande exemplo onde existe uma transição gradual do vermelho tijolo nas partes mais inferiores (representando a terra) ao turquesa nos cúpulas (representando o céu). Neste projeto, a mudança entre estas duas cores foi estabelecida baseada nas oscilações da fachada.
Em algumas partes das superfícies internas, vidros transparentes e semi transparentes foram utilizados em paralelo à fachada envidraçada. Isso permite que a maioria dos espaços intermediários possuam luz natural durante o dia.