-
Arquitetos: Isay Weinfeld
- Área: 259 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Atlas Concorde, CEMENT Grupomix, Companhia de Iluminação, DNA Vidros e Esquadrias, Deca, Gail, Galleria Della Pietra, Jatobá, Padrão Móveis, WM Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fazenda Boa Vista é um complexo residencial e hoteleiro de 750 hectares, a 100 km da cidade de São Paulo, Brasil. O complexo compreende, além de um Hotel Fasano, casas particulares, spa, centro equestre, centro esportivo, dois campos de golfe de 18 buracos e ainda 41 hectares de mata entremeada por inúmeros lagos.
A sede do Centro Equestre da Fazenda Boa Vista está apoiada leve e discretamente em uma encosta suave, com vista para o campo de provas de hipismo. O programa restrito deste edifício – local de apoio e acolhida para esportistas e espectadores, contando com bar, cozinha, área de estar, banheiros e vestiários - foi acomodado sob uma única laje retangular de concreto apoiada sobre esbeltos e numerosos pilotis, cujo perímetro define uma área de 645 m².
Com projeção retangular e contorno retilíneo, a laje recebeu dois recortes em forma amebóide, que permitem o crescimento de frondosas árvores. Sob esta generosa cobertura – que depois de recortada se fez marquise - e no entorno das curvas do pátio-jardim com sua vegetação densa e árvores de sombra, foram distribuídos três volumes cúbicos fechados, para abrigar sanitários/vestiários, restaurante e cozinha.
Mas predominam ainda sob a marquise espaços abertos para descanso, que continuam numa sucessão de terraços descendentes no talude que delimita o campo de provas de hipismo.
Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 06 de junho de 2016