O escritório Schmidt Hammer Lassen Architects venceu o concurso para se projetar o Centro Estudantil e a Biblioteca da Universidade Wenzhou-Kean em Wenzhou, China. Localizado em um terreno de 500 acres numa região rural montanhosa, o projeto de 25.000 metros quadrados oferecerá espaços de aprendizagem e convivência para 8.500 alunos.
A Universidade Wenzhou-Kean é cooperativamente liderada pela Universidade Wenzhou University, na China, e pela Universidade Kean University, em Nova Jersey, EUA, e visa unificar os métodos de ensino chinês e americano. Por isso, o novo Centro Estudantil e Biblioteca foca na diversidade, interação e compartilhamento de conhecimentos.
Localizado no coração da universidade, o novo edifício conectará os equipamentos educacionais ao sul e as residências estudantis ao norte.
No térreo e primeiro pavimento, o edifício terá um centro de atividades estudantis projetado como um mercado central, com café, cinema, estúdios de dança e música, espaços de exposição, áreas esportivas e espaços para reuniões informais. Do terceiro ao nono pavimento do edifício haverá uma biblioteca e um espaço de estudo, organizados em torno de uma grande prateleira central de livros. Esta leva a uma grande área de leitura no último pavimento.
O exterior do edifício é inspirado no relevo de Wenzhou e nas construções locais de bambu e é envolta por vidro semitransparente serigrafado.
Arquitetos
Localização
Wenzhou, Zhejiang, ChinaÁrea
25.000 m²Imagens
Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects