Os “Sete Círculos” começa por ser um livro sobre Lisboa, que pretende questionar os limites da cidade contemporânea. O que é o centro, onde está o limite entre o espaço rural e o espaço urbano? Mas a pretensão é a de ser mais que um livro. Será também um conjunto de exposições de fotografia e de vários debates no território nacional, e isso é o pretexto para criar o debate e contribuir para ele.
Pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspetivas sobre os limites das cidades. Não só desta realidade urbana, mas de tantas outras que parecem condenadas às normativas e ao vocabulário apertado, à ditadura do sempre foi assim, ao peso da história que nos cega, ou ao economicamente útil e politicamente mais correto. Debater os limites é também perceber como autarquias, que têm limites administrativos vizinhos, podem ser atravessadas por diversos elementos, pela água, pela topografia, pelas necessidades de mobilidade ou mesmo por simples novas narrativas que criem outras perspetivas de desenvolvimento conjunto. Nada de novo e de uma enorme banalidade, mas de uma enorme importância se não conseguirmos ultrapassar esses obstáculos que existem no dia a dia.
A exposição será acompanhada da conferência "Três ao Cubo - Edições sobre a Paisagem e o Território", que contará com a presença de Álvaro Domingues, Filippo Minello, Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto e como moderador do debate Nuno Faria. Este evento acontecerá no dia 08/06 às 19h na Sala Sophia de Mello Breyner do Centro Cultural de Belém.
Título
Sete Círculos - Mapeamento dos limites da Cidade ContemporâneaTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
08 de Junho de 2016 07:00 PMAté
13 de Junho de 2016 08:00 PMOnde
Centro Cultural de BelémEndereço