-
Arquitetos: EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín; EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín
- Área: 3879 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alejandro Arango, Víctor García, Julian E.Gómez
-
Fabricantes: Benito Urban, Bocanumenth Castaño, Ecoarea, Explanan, Grecoromano, Ingevias, Metalux
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Unidades de Vida Articulada, UVA, são transformações urbanas nos bairros de Medellin, destinadas ao encontro cidadão, o fomento ao esporte, a recreação, a cultura e a participação comunitária, sob os conceitos de:
Articular programas, projetos e cidade:
Equipamentos que promovam o equilíbrio em serviços para o bairro e à cidade, arquiteturas de escala de bairro que se integram.
Reciclagens de espaços existentes e em desuso:
Reativar espaços urbanos restringidos em espaço público efetivo para o encontro cidadão.
Espaços para desfrutar com os cinco sentidos:
Arquiteturas que interajam com o cidadão, que geram experiências através de seu percurso e que materializam os sonhos das pessoas.
A UVA de El Paraíso é um centro de atividades esportivas recreativas e culturais, concebida como um imenso clube de bairro em um dos distritos de maior desenvolvimento em Medellin. Sua localização responde à consolidação de um projeto estratégico de centralidades urbanas, que vinculados através do Rio La Cabuyala como eixo ambiental e a Biblioteca Parque San Antonio de Prado como um equipamento cultural existente, são a oferta de serviços de uma comunidade rural e de expansão de habitações, com uma alta demanda em atividades culturais, musicais e esportivas.
Este projeto nasce do desenho participativo com a comunidade através de uma construção coletiva de ideias e imaginários onde o cidadão é o protagonista, metodologias que enriqueceram o desenho com propostas orientadas com espaços para esportes extremos e atividades culturais como a divulgação de projetos musicais e danças, gerando com isso o sentido de pertencimento apropriação e sustentabilidade.
Este edifício é um exercício rigoroso de localização onde o programa arquitetônico se fraciona em quatro volumes que giram em torno de uma quadra existente que se transformou. Esta quadra é o centro integrador que articula todos os programas, uma distribuição precisa como um ato de respeito à conservação de várias árvores de grande importância paisagística e a dois cursos d'água que atravessam o terreno. Desde o urbanismo, a plataforma existente se estende em direção a um grande terraço público que abraça a quadra como cenário principal.
Medellin é uma cidade com pouquíssimos lotes para a geração de novos espaços e equipamentos públicos, um desafio que nos levou a projetar edifícios que são parques em suas coberturas, otimizando o máximo a área destinada aos espaços para o encontro cidadão. Por sua condição geográfica, estas coberturas se convertem em balcões perfeitos para a cidade, e no caso da UVA, abrigam os desejos manifestados pela comunidade em diversas atividades dinamizam a vida urbana do entorno, como ginásio ao ar livre, pista de skate, parquinho infantil, uma praça para eventos comunitários e um espaço interativo com a água, um espaço 100% público efetivo e acessível.
Existe uma oferta de serviços à comunidade de diferentes atividades de treinamento e formação, salas de ensaio para música, sala master de gravação, centro esportivo, ginásio, auditório, salas de danças, ludoteca e uma quadra de grama sintética que também é um cenário para eventos. É um edifício de concreto aparente, composto por uma série de elementos de proteção solar verticais de cores quentes escolhidas pela comunidade, que são por sua vez parte da estratégia bioclimática para a proteção solar do edifício.