-
Arquitetos: TECON Architects
-
Fotografias:Cosmin Dragomir
-
Fabricantes: ALUKÖNIGSTAHL, Caparol, Dimension One, Holcim, REHAU, ROCKWOOL, Saint-Gobain, Schüco, Viessmann, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escolha do terreno desta casa foi determinado pela proximidade ao Parque Herastrau, que também determinou o pequeno tamanho do lote, rodeado de vizinhanças não muito agradáveis. Uma consequência direta destas condições era o desenvolvimento vertical de espaços (garagem térrea, primeiro pavimento social, segundo pavimento com os quartos, e o terceiro com espaços de relaxamento e spa para compensar o pequeno e sombreado jardim térreo).
Embora o terreno esteja localizado em uma área bastante urbanizada, com um lote pequeno para as necessidades do cliente, o uso eficiente dos volumes - recuos e terraços em todos os pavimentos - cria espaços verdes naturalmente iluminados ao longo da altura do edifício. Este resultado também é obtido com o uso de meias alturas entre os pavimentos, o que cria um espaço interno unificado, dinâmico, fluído e interativo com grande fluxo entre os pavimentos.
No exterior, a fachada do edifício segue a orientação da luz sudeste, enquanto que o alinhamento com a rua é mantido por uma varanda em estrutura metálica que é coberta de vegetação. O recuo do terceiro pavimento foi feito para não interferir com o limite de altura da rua.
O corte volumétrico na fachada sul tem múltiplos propósitos: evita a colocação de uma janela diretamente sobre o edifício vizinho, proporciona iluminação natural pela manhã para os ambientes localizados na parte posterior do edifício, proporciona luz natural da tarde para o primeiro e segundo pavimentos, além de criar um espaço de estar adicional em uma varanda sobre o primeiro pavimento.
A escadaria e o elevador estão locados em um localização central com paredes de vidro, formando uma torre de ventilação natural ao permitir a saída em sua cobertura do fluxo de ar mais quente nos pavimentos mais baixos, assim como a luz lateral que percorre a altura da casa.
O desenvolvimento do projeto foi baseado em duas direções diferentes, que graças aos resultados conectados foram constantemente costurados: os elementos passivos de arquitetura e os elementos de sistemas proativos.
Os elementos de arquitetura passiva são diretamente conectados com a planta baixa, que deveria seguir os pontos cardeais (iluminação solar) limitados pelas construções vizinhas, e comprometidos com a vista em direção ao Parque Herastrau. Atenção especial foi dada aos seguintes pontos: proporcionar sombra para as áreas expostas ao sol, o uso de vegetação sobre a malha de aço inox, que possui um alto nível de proteção solar, utilização de isolante térmico externo e finalmente garantir o acesso de luz natural e ventilação.
Os seguintes sistemas ativos foram integrados: bomba de calor (com caldeira a gás para emergências), piso radiante, aquecimento por radiação e esfriamento em paredes e teto, ventilação de ar fresco com trocador de calor, painéis solares, des-umidificador para o spa, gerador elétrico (especialmente para a bomba de calor, mas também para a iluminação),soluções de LED de alta eficiência, BMS (Building Management System) com controle centralizado para todo o sistema.
A casa ganhou a premiação da seção de residência na Bienal Nacional de Arquitetura Romena, edição Bucareste 2014,