O WATG’s Urban Architecture Studio foi premiado com o primeiro lugar no The Freeform Home Design Challenge, que desafiava os participantes a "projetarem a primeira residência de forma livre do mundo a ser construída com impressão 3D." O concurso convidou arquitetos, designers, artistas e engenheiros de todo o mundo a investigarem como as tecnologias de impressão 3D podem melhorar o ambiente construído e a vida das pessoas.
O desafio, promovido pela Branch Technology, consistia em projetar uma residência unifamiliar de 55 m² a 75 m² que expandiria os limites da "estética, ergonomia, construção, sistemas construtivos e estrutura arquitetônicas tradicionais desde suas bases", colocava o comunicado de imprensa.
O projeto vencedor consiste em dois componentes centrais: um núcleo interno e uma pele externa. O espaço interno de planta livre, banhado por luz natural, atende as necessidades de iluminação através de estratégias passivas e conecta os usuários com os espaços externos. A "pele externa" é definida por uma complexa série de arcos que conformam uma estrutura em harmonia com o entorno.
Segundo Platt Boyd, fundador da Branch Technology, o projeto Curve Appeal responde bem às condições do lugar, amplia as possibilidades da fabricação celular e amplia o escopo do que é possível e, além disso, usa métodos mais econômicos para a integração de sistemas construtivos."
O projeto será desenvolvido em maior profundidade no laboratório da Branch Technology e o início de sua construção está previsto para 2017.
Arquitetos
Localização
Chattanooga, TN, EUAArquitetos responsáveis
Daniel Caven, Miguel Alvarez, Brent WatanbeEquipe de projeto
WATGÁrea
70m²Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de WATG