-
Arquitetos: Hugo Kohno Architect Associates
- Área: 83 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Seiichi Ohsawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente nos pediu o projeto de uma casa de concreto num terreno que forma parte de uma vizinhança próxima de uma estação e um distrito comercial. No entanto, a condição do solo desta área é muito pobre. Para a construção de um edifício de três níveis de concreto seria necessário instalar pilares muito profundos, o que estava fora de cogitação pelos elevados custos. Para poder reduzir o peso do edifício, adotamos um sistema estrutural que consiste em paredes de concreto reforçadas no exterior e interiores revestidos com madeira convencional.
O revestimento de concreto nas paredes exteriores suporta todas as cargas horizontais, incluindo as incidências sísmicas e de vento, permitindo assim a liberdade de dispor os componentes interiores sem paredes estruturais. Instalamos "manivelas" nos muros exteriores para prevenir a deformação do concreto reforçado que poderia ser causada por falta de lajes e vigas no nível intermediário.
Estas "manivelas" são elementos estruturais, mas também são utilizadas como costelas que suportam as vigas de madeira, estantes leves, prateleiras, beirais e outros elementos.
O volume se integra com o entorno. As "manivelas" atravessam tanto o espaço exterior como o interior, criando uma sensação de amplitude e continuidade. Ao mesmo tempo, as paredes exteriores propõem uma nova expressão para a arquitetura de concreto, além de acentuar o espaço e o edifício, com padrões e profundas sombras.