-
Arquitetos: Oppenheim Architecture
- Área: 558 m²
-
Fotografias:Bōrje Müller
Residência
Uma nova casa unifamiliar desenhada junto ao escritório europeu de Oppenheim. Esta estrutura contemporânea se justapõe com a reutilização adaptativa da histórica casa de campo, que se converteu no escritório.
O novo e o antigo compartilham características comuns quanto aos materiais e cores. A residência Kirchplatz está disposta em dois pavimentos sobre o solo e outro subterrâneo, com um terraço que conduz até o nível do solo.
Escritório
O desenho do projeto que nasce de um concurso realizado pela cidade de Muttenz, foi baseado na renovação de uma histórica casa de campo no núcleo central da cidade.
O novo projeto tem como objetivo proporcionar uma interpretação e amplificação das características tradicionais existentes do edifício histórico, construído originalmente em 1743, e de seus interiores. Isto é feito ao ter aberturas estratégicas para luz natural entrar pelas espessas paredes de pedra e mediante a justaposição de um acabamento branco para os interiores, que contrasta com a textura da madeira e da pedra.
Volumetricamente os espaços se abrem, se superpõem e se fusionam. As considerações de sustentabilidade incluem a manutenção de um edifício energeticamente eficiente mediante o uso de MINERGIE (eficiência energética): as normas de construção, painéis solares no telhado, uma opção sustentável de materiais como madeira recuperada utilizada para a fachada e a restauração dos elementos arquitetônicos existentes sempre que possível.