- Ano: 2015
-
Fotografias:Cyrille Lallement
Descrição enviada pela equipe de projeto. O número 117 da Rue de Ménilmontant em um dos bairros mais movimentados do norte de Paris, e VIB Architecture recebeu o projeto para construir e restaurar uma série de edifícios para um programa de uso misto: uma residência para 89 estudantes e uma creche para 66 crianças.
O Faubourg de Belleville, localizado em uma das duas colinas principais de Paris, é caracterizado por sua arquitetura heterogênea, com edifícios de várias épocas, com diferentes alturas e programas variados. Uma delas é o "Pavillon du Carré Baudouin” construído no século XVIII como um local de prazer e desfrute, que agora abriga um espaço de exposição anexo ao parque aberto ao público. Também existe um antigo orfanato, alguns edifícios Haussmanianos ou pequenas casas e oficinas. A vizinhança também é conhecida por suas passagens e pequenos becos que irrigam o tecido urbano.
O projeto, construído em um contexto bastante diversificado, organiza diversos edifícios antigos ou restaurados da rua de no coração de Faubourg. Individualmente, respondem ao contexto específico e participam da imagem multi-facetada do "Vilarejo de Belleville".
O projeto tira partido das regras urbanas específicas de Paris: os apartamentos estão localizados junto à rua e se elevam ao sétimo pavimento, enquanto que o jardim de infância está localizado em torno de um pátio tranquilo e ensolarado na parte posterior, entre alguns anexos de menor escala e pequenas coberturas. O edifício existente une os dois programas.
O edifício frontal está fragmentado e dividido em dois. A primeira parte se destaca ao longo do parque com esquinas arredondadas e uma envoltória de alumínio enquanto que o segundo pavimento toma partido da tipologia geométrica dos edifícios do entorno e faz relação com o edifício existente diminuindo de altura em direção ao meio do terreno. O pórtico criado pelos dois volumes inicia o eixo de composição inicial e leva ao jardim de infância e seu jardim interno.
O edifício de entrada
O térreo do edifício de estudantes é projetado em torno de muitos fluxos principais como o caminho da creche e o acesso de veículos e pedestres para o pátio vizinho. Também abriga o hall para os apartamentos, a sala comunitária dos estudantes e o bicicletário. A escadaria envidraçada permite um uso intermediário e facilita as trocas entre estudantes, sem impor o uso de elevador. A ala do edifício na lateral do parque, com sua envoltória de alumínio abriga 49 estudantes em 7 pavimentos. A outra parte do edifício abriga 32 estudantes em 7 pavimentos e oferece uma área comum no quinto pavimento com uma vista panorâmica de Paris. Todas as habitações são acessíveis para cadeirantes.
E edifício Existente
A creche ocupa todo o pavimento térreo com funções de serviço, como um vestiário para funcionários, cozinhas, espaços de armazenamento. Estas salas são diretamente ligadas à área de recepção das crianças através de uma circulação funcional. No primeiro pavimento, a maioria dos espaços é ocupado por apartamentos duplex de estudantes.
A creche
Após entrar no pórtico de entrada, crianças e funcionários passam por um jardim comum projetado como um espaço de transição entre a rua e os espaços dedicados aos primeiros anos da infância. A sala motora infantil está alocada na parte transparente do edifício e estende o eixo principal para dentro do edifício. Sua dupla abertura leva ao playground e cria uma continuidade espacial e paisagística. O espaço está diretamente ligado à sala para brincadeiras de água. A partir da área de recepção e depois de passar a mesa principal, uma galeria no térreo e primeiro pavimento organiza o edifício em seu comprimento. Suas dimensões generosas e luz natural compõem uma área perfeita para as crianças em dias de chuva.
Enquanto que as salas térreas são dedicadas à crianças menores, as salas no pavimento superior são destinadas aqueles nos anos intermediários e últimos anos do jardim de infância. Todos possuem acesso à uma área de jogos externa e são alternados à espaços de dormir.
O Paisagismo: Um jardim que legitima os espaços externos.
O projeto paisagístico considera os espaços externos como um jardim unificado e cria conexões com o parque verde externo e a rua. O jardim ameniza a paisagem urbana e acrescenta escala doméstica ao agregá-los. Define o status dos espaços públicos, comuns e privados. Ambos os jardins reinventam a topografia de Belleville de forma gráfica, onde os pequenos jardins proporcionam relevo aos espaços externos.
O jardim central estende o piso de asfalto parisiense para o terreno e proporciona a transição entre o espaço público da rua e o interior dos edifícios. Disposto em frente da entrada do jardim de infância, é preservado da rua e oferece um lugar onde as pessoas podem se encontrar, conversar ou relaxar. O jardim para a creche oferece uma geografia imaginária quando visto da perspectiva das crianças, com uma série de ilhas, colinas, parquinho infantil e impressões nos pisos de borracha. Oferecem um espaço privado e protegido onde as crianças podem experimentar o espaço externo.