-
Fotografias:Stefan Müller
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma e a ampliação do antigo Escritório do Governo para Transações e Telefonia oferece ao monumental edifício uma segunda vida no centro da cidade de Amsterdã. Após anos de contínuas mudanças de uso, o edifício, situado junto a praça Dam, se transforma em um hotel cinco estrelas com 172 habitações e um pavimento superior público.
O projeto original, que data de 1925, feito por Joseph Crouwel, combina uma estrutura moderna de concreto robusto, com uma fachada monumental de tijolos, fortemente influenciada pelo desenho do edifício Larkin,feito por Frank Lloyd Wright. As fachadas de tijolo, características do edifício, tiveram um papel de destaque no projeto de renovação do Office Winhov.
A ambição do Office Winhov era tanto melhorar o caráter monumental do edifício existente, quando adicionar uma camada refinada que fosse condizente ao caráter público da nova função. As fachadas de tijolo foram restauradas à sua condição original. Adições e mudanças posteriores foram eliminadas por completo, como as janelas do quarto pavimento, através do qual o característico exterior fechado no pavimento superior foi restabelecido.
As extensões projetadas devido ao programa foram encaixadas dentro da estrutura interna existente. As novas fachadas dos pátios interiores, feitas em alumínio revestido em bronze com cristais matizados e um padrão de revestimento metálico em ouro refinado, misturam-se com a nova construção do átrio. Em conjunto, estas adições formam uma extensão contrastante e claramente legível do monumento existente.
As funções públicas tais como a recepção, o salão W, o restaurante 'Mr Porter' e as terraços com piscina pública estão todas localizadas na nova extensão da cobertura; juntos formam a 'coroa' do edifício. Depois de sua chegada a Spuistraat, hóspedes e visitantes são diretamente levados a nova planta. Este novo espaço público oferece uma vista panorâmica espetacular sobre o centro histórico da cidade e os edifícios adjacentes, como o Palácio Real.
Devido a estas intervenções, o hotel W possui uma imponente estrutura organizativa. As suítes do hotel estão orientadas em direção as ruas e os pátios interiores. Ambos pátios são visíveis desde os amplos corredores que conduzem as habitações, assim como do terraço. No primeiro pavimento, no coração do edifício, foi agregado um espaço de encontro e eventos.
As plantas foram desenhadas respeitando o ritmo e a visibilidade da estrutura original de concreto. Elementos surpreendentes, como as paredes de tijolo amarelo foram restauradas a seu estado original.
O projeto recebeu o certificado BREEAM Very Good. As novas instalações estão conectadas a um sistema de calefação geotérmica que se implementou de forma mais eficiente e pequena possível. Desta maneira, todas as instalações poderiam ser colocados dentro do edifício, evitando a necessidade de construir uma sala de instalações adicional na parte superior. Com a transformação da antiga Delegação do Governo no hotel W, Amsterdã recupera um característico e atrativo edifício público no centro da cidade.