- Ano: 2015
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sanjo-cho é uma antiga zona residencial densamente construída em Takamatsu. Nosso projeto busca a criação de um "lugar de encontro" para que os vizinhos se reúnam.
O terreno é rodeado por uma série de becos. O que tentamos fazer foi criar um centro para esta região, em relação a estas ruas e casas.
Dividimos o centro comunitário numa "sala de reuniões" e outra "multifuncional", resultando numa construção que é vista como pequenas casas adossadas, ao invés de um grande edifício que desentoaria com o bairro. Ao separá-lo, reduzimos o tamanho de cada edifício e harmonizamos a obra com os edifícios de seu entorno.
Entre os dois edifícios há uma porta. A partir da entrada, o jardim posterior é visto através da paisagem da conexão feita de vidro, replicando a experiência das vias aldeãs. Graças à separação dos dois edifícios é gerada um significativo ganho solar nos recintos.
Os edifícios foram projetados deliberadamente menores que as casas em seu bairro, criando espaços livres na comunidade já densamente construída. O resultado foi modesto, mas agora há um simbólico centro comunitário, onde a população local sentirá uma forte conexão durante muito tempo.