- Área: 4725 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:German Cabo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo monastério de Santa Catalina de Siena foi construído junto ao antigo monastério que habitavam as freiras de Paterna - que foi demolido.
A nova construção, moderna e funcional, recolhe todas as necessidades da congregação e se adapta à vida diária destas freiras, que o arquiteto Pedro Hernández soube distribuir na organização do Monastério.
A linguagem utilizada para a construção do conjunto busca a simplicidade e pureza de formas, as linhas retas e a cor branca predominam neste monastério, tanto dentro como fora, conformando uma envolvente pura e limpa, que combina o mobiliário novo com o pertencente à congregação - com peças que datam do século XV.
O monastério está formado por dois volumes brancos, se ajustando a um esquema claro de funcionamento, que se separa funcionalmente e fisicamente através das zonas diárias e noturnas. As atividades diurnas acontecem num volume de base quadrada cujo vazio central conforma o átrio ao redor do qual são distribuídas as estâncias comuns tais como a biblioteca, refeitório ou despachos, assim como a igreja e as sacristias.
Em outro edifício, de maior altura e orientado para o leste, estão as células onde cada freira tem o seu próprio espaço privado para descanso e oração. No último pavimento deste edifício projeta-se um grande terraço onde é possível ver o mar.