-
Arquitetos: Luís Rebelo de Andrade
- Área: 4317 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Termal de Longroiva, situado no concelho da Mêda, a nordeste de Portugal, localiza-se no terreno das Termas de Longroiva, as quais remontam à ocupação romana, e desde então são reconhecidas pelo seu valor simbólico e terapêutico. O antigo edifício das Termas, datado de final do século XIX, foi reabilitado, albergando agora 17 quartos nos pisos superiores, e zonas de convívio no piso térreo.
Este edifício comunica com os novos volumes através de um passadiço, ligando o piso superior aos novos volumes. Os 5 novos módulos de quartos, semi-enterrados, alteram a sua orientação consoante a posição que ocupam no terreno.
Estes módulos são intercalados por zonas de convívio com vista sobre a paisagem, momentos de descompressão e iluminação natural. Estes volumes desaguam na zona da piscina e seus apoios, criando a ponte entre a nova unidade hoteleira e a estância termal, com ela comunicante.
Acima do nível dos quartos, encontramos implantado o edifício de serviços e 10 bungalows, organizados em dois grupos separados por um maciço de pedra. Esta Unidade Hoteleira, articula, assim, modernidade e tradição, natural e construído. Esta forte relação visual com a paisagem onde se insere, traduz-se também na escolha criteriosa de materiais e cores, invocando a vegetação da zona e os materiais tradicionais da construção local.