-
Arquitetos: Takeru Shoji Architects
- Área: 75 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Murai Isamu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está ao lado de árvores seculares. Como levar a riqueza do entorno, não apenas como uma valiosa experiência do contexto, mas também como a riqueza dos sentimentos cotidianos? Esse é o partido do projeto.
Apropriadamente, os requisitos do cliente são dois: Em primeiro lugar, a casa deve ser simples e capaz de suportar futuras mudanças por meio de um agradável processo de envelhecimento do edifício e de suas vidas. O outro é fazer um bom uso das qualidades do terreno: árvores gigantes de selkova japonesa e focar num santuário.
Dado que as árvores possuem 20 m de altura, não podemos obter uma vista da folhagem verde no térreo. Portanto, a sala de estar tem 3,5 m de pé-direito e uma grande janela. Em ambos extremos da sala há espaços tipo loft utilizados também como espaço para a circulação vertical.
É possível ver as árvores através da grande janela e na parte final do espaço loft é possível tocá-las.
A luz solar filtrada através das árvores entra na sala de estar durante o verão. As folhas caem sobre a mesa no outro. Em consequência, a casa adquire o meio ambiente em sua experiência, como se as atividades domésticas acontecessem num bosque.
O exterior é revestido com cedro vermelho ocidental, o piso é de tábuas de cedro e a escada é de ferro forjado. Os materiais são aparentes e suas mudanças com o passar do tempo são bem-vindas.