- Área: 4528 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Kim Yongkwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Won & Won 63.5, um edifício de aluguel de espaços destinados à comércios e escritórios, encontra-se em Gangnam, Seul. O nome Won Won é uma mistura do sobrenome dos clientes e 63.5 diz respeito a altura total do edifício. Os clientes estavam interessados em reinterpretar o desenho tradicional com um foco mais contemporâneo; procuravam criar um desenho sensível e detalhado, acima das exigências do mercado convencional para este tipo de edifício.
A característica visual mais proeminente deste edifício de 15 pavimentos é o uso de tijolo. A suavidade do material e o trabalho humano implicado no processo de construção são os pontos-chave da estética. A seção do meio de toda a fachada frontal é uma parede de tijolos com 50% de porosidade; formando uma parede que utiliza tijolos como 'pixels'. Este elemento cria um forte contraste entre o dia e a noite, e funciona como uma proteção solar excelente, o que aumenta o rendimento sustentável deste edifício que está direcionado ao oeste. Um grupo de aberturas de vários tamanhos trabalham como parapeitos por trás das varandas; e também proporcionam a presença humana na fachada, uma característica incomum para um edifício desta altura e tamanho. O design gráfico, totalmente integrado com a arquitetura e a iluminação, também foi considerado fazendo-o agradável e fácil de ser lido, inclusive a noite.
O acesso ao estacionamento está no ponto mais baixo da rua principal, diminuindo o tamanho da rampa e descendendo todo o sistema de estacionamento. Deste modo, sua presença se reduz ao mínimo possível desde o ponto de vista dos pedestres. Um entrepiso na parte superior do espaço mistura-se com o térreo para criar uma grande área comercial de pé-direito duplo com acesso direto desde a rua principal. Outra característica única é o jardim escavado com cobertura inclinada revestido com painéis de aço inoxidável super-espelhados, que funcionam como um periscópio, o que permite intercambiar pontos de vista entre o subsolo e a rua. Ao sul do edifício encontra-se um caminho pedonal público, conectando Gangnamdaero em frente e a alameda na parte posterior. O corrimão ao longo deste caminho possui uma iluminação indireta integrada, outorgando segurança noturna aos transeuntes. Resumindo, o esforço para o projeto eficiente do edifício coexiste com a preocupação pela segurança e a comodidade do público.
O pavimento superior possui um jardim no terraço, similar ao do pátio de um Hanok, em forma de C; a taxa de ocupação teve de ser cuidadosamente manipulada para criar esta característica do desenho. A parede porosa e suas muitas aberturas ajudam a proporcionar pontos de vista diferentes em cada planta. O escritório DJHA espera que este edifício crie um novo impacto urbano positivo em Gangnamdaero, onde somente prevaleciam os edifícios de curtain-wall.