-
Arquitetos: Terry & Terry Architecture; Terry & Terry Architecture
- Área: 185 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Bruce Damonte
-
Fabricantes: Acor, Benjamin Moore, Emerald Steel, Fleetwood, Grohe, Hafele, Holiday Kitchens, Johns Manville, Le Corbusier, Lissoni, Lumiere Lighting, Omnia Industries, Penofin, Tobias Grau, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em uma adição e renovação, de um pavimento, de uma casa de fazenda de meados do século, em Menlo Park, Califórnia.
Concebido para um casal de aposentados, o projeto aberto e acessível integra o espaço de estar com o jardim para criar uma extensão bem iluminada da casa. Composta por dois volumes flutuantes, a adição designa formalmente o quarto à oeste e o principal espaço comum à leste. Os dois volumes gradualmente divergem da estrutura original para gerar entre eles uma fissura revestida de vidro. Este espaço aproxima o jardim do espaço interno, trazendo elementos do exterior para o núcleo da casa.
O volume do quarto, localizado no lado oeste da casa, engloba o volume do quarto existente que foi estendido para a parte de trás, na forma de um tubo de madeira, para acomodar mais um quarto. Este volume se abre para o jardim.
O segundo volume, que compreende o espaço principal, abriga a cozinha, a sala de jantar e o espaço para mídias. A parede de madeira no plano leste do espaço principal se desdobra em duas paredes de concreto para formar o plano principal do telhado. O espaço principal possui grandes aberturas transparentes que se abrem para um deck no jardim. O plano principal do teto se estende para frente para formar o telhado garagem perto da entrada da propriedade. Uma parede de concreto se estende do espaço de mídias para o jardim adjacente à rampa e forma parte do balanço que traz a materialidade do concreto para o espaço principal.
A estrutura original, que abriga a sala de música, dois quartos e um banheiro, foi mantida e renovada. Um novo espaço para sentar, de aço, próximo à janela (bay window) foi inserido na frente do quarto para substituir uma antiga janela pequena. O varanda da frente foi ampliada e reconstruída com deck de madeira maciça conectando com à via de entrada de carros. A chaminé da lareira foi reconstruída e, juntamente com o volume da garagem, foi revestida com borracha reciclada EPDM. Um novo corredor e um depósito revestido de madeira no núcleo da estrutura conectam a materialidade da nova adição à da estrutura existente.
Este projeto ganhou prêmios e honras de várias seções da AIA, sendo os mais recentes o do AIA San Francisco, e os prêmios SPARK e Residential Architect Design Awards (RADA).
O escritório Terry & Terry Architecture se orgulha de sua capacidade de combinar arquitetura teórica e prática.