-
Arquitetos: Fragmentos
- Área: 800 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: DuPont, Pierinelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno tem um formato triangular e a casa distribui-se em “L”, formando pátios e terraços voltados a Sul e a Poente para zonas de Pinhal e Golf dos Oitavos/Quinta da Marinha. Cada um dos lados do “L” desempenha uma função de habitação distinta, uso privado (no lado paralelo à rua) e uso social (no lado perpendicular à rua).
A entrada principal é feita na intersecção, marcada por uma reentrância na fachada e por um plano (perpendicular) com revestimento a “Laminan” Negro. A entrada de serviço é a Norte, não visível da Rua. As exigências do projeto foram decisivas: Era imperioso minimizar o prazo de instalação e as necessidades de manutenção futura. A instalação do “Corian” foi a solução para todo o Piso 0. Assim, as fachadas foram totalmente revestidas ou em “Corian” em “Aço-Corten” (Piso 1), ou “Laminan” (entrada).
A fachada voltada para a Rua (a Nascente) é praticamente “cega” e funciona como uma grande parede de proteção visual para o interior do lote, e da casa, permitindo privacidade em toda a casa voltada a Sul e Sudoeste (lado do Sol e da vista, do jardim e da piscina). Esta fachada é caracterizada por um longo envidraçado (em baixo) junto ao espelho de água.
Foi criada uma ponte de vidro (ponte em rampa) entre a sala de jantar e a sala de estar para iluminar a circulação do piso inferior.
As pérgulas exteriores, em todas as fachadas Sul e Poente, são em estrutura de aço e cobertura em ripado de madeira de IPÊ. No Piso 0, estes terraços e estas pérgulas ladeiam e enquadram a piscina em tons de areia.
Os arranjos exteriores foram pensados para se poder circular em redor de toda a casa, rampeado, sempre acessível.