-
Arquitetos: Burnazzi Feltrin Architetti
- Área: 348 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Carlo Baroni
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Comunitário Poggio Picenze nasceu para realocar a antiga estrutura de agregação social localizada no centro histórico, inutilizada pelo terremoto de 6 de Abril de 2009. A administração respondeu com prontidão a diferentes grupos como a Associazione Nazionale Cantanti, o grupo da Provincia Editoriale e a Salvadanaio per l'Abruzzo, enquanto a construtora, as empresas provedoras e os arquitetos trabalhavam para reduzir as taxas.
Depois de uma primeiro versão preliminar do projeto, que incluía a localização do edifico no local da laje do parque da cidade, no ano de 2011 a Prefeitura implementou o Centro Comunitário em uma área esportiva próxima à entrada, que está substituindo o centro de logística de coordenação de terremotos. A intenção do projeto do novo complexo é revisar o trabalho em "Grande Cretto" por Burri, construído em Gibellina entre 1985 e 1989, após o terremoto de Belice (1968) realizado em concreto branco. O novo centro comunitário mantém muitas das características do projeto anterior, mas também propõe novas. Ao desejo de construir um edifício respeitoso com a paisagem de Abruzos, agregou-se o valor da memória. Em 2011, dois anos após o terremoto, um período em que a sociedade civil italiana esqueceu-se pouco a pouco o que ocorreu em Abruzos, os volumes em ziguezague buscam evocar formas de rachaduras imaginárias, em memória ao ocorrido na ocasião do terremoto. Ao mesmo tempo, já que o edifício é coberto por madeira e vegetação, o projeto pretende dar um valor positivo à natureza, inspirando em seus usuários uma renovada confiança nela e na humanidade; as crianças e os idosos se reúnem em um edifício integrado à natureza, que oferece a oportunidade de nutrir uma nova esperança para o futuro. O teto é coberto por grama, e as fachadas também recebem elementos naturais graças à uma série de cabos coloridos onde se apoiam plantas trepadeiras que espera-se que recebam cuidados por parte dos usuários do centro.
O Centro Comunitário é capaz de abrigar cerca de 130 pessoas, entre residentes de Poggio Picenze e moradores de aldeias vizinhas. O Centro foi construído em um só pavimento e cobre cerca de 240 metros quadrados (superfície interna líquida) formados pelo hall de entrada, duas salas multiuso, biblioteca com estações de internet, sala de música, área de serviços, dispensa, espaços abertos e cobertos. Externamente, as paredes foram revestidas com madeira de lariço natural, a mesma madeira utilizada para as portas e janelas. O volume principal fechado foi implantado ao lado de outros dois edifícios abertos ao estacionamento de veículos de quatro e duas rodas, e foram construídos em estruturas de aço revestidas com tábuas de madeira de lariço que também foram cobertas por cabos que sustentam plantas trepadeiras.