- Área: 400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Tucán está localizada no topo de uma colina do Valle de Bravo. O terreno apresenta um desnível ascendente de 14 metros a partir do acesso até seu ponto mais alto.
Aproveitando a topografia acidentada, o projeto foi desenvolvido mediante uma sequência de secções escalonadas gerando pavilhões de distintos níveis e maximizando as vistas para o lago.
Os pavilhões de concreto são interrompidos por vazios: jardins, terraços, varandas e pátios; Buscando que os espaços interiores se prolonguem ao exterior, tornando quase imperceptível a divisão entre ambos.
A reminiscência dos cortes ao terreno natural fica marcada nas paredes e taludes de terra onde a arquitetura se apóia e cria raízes.
Paredes de concreto e vigas de madeiras contém os espaços interiores e articulam as secções do terreno natural marcado sempre por uma parede de pedras ao longo da casa.
O concreto, a pedra, o aço e a madeira, aparentes, constituem os materiais locais e principais do projeto. Por exemplo, as paredes de concreto foram misturadas com a terra do lugar brindando uma cor café claro à textura.
A casa se une com o contexto e se torna parte da paisagem permitindo a contemplação de seu entorno. O vento, a luz natural, a natureza e seus sons tomam possessão do lugar e formam parte integral da casa.