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- Área: 511 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Amit Geron
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Fabricantes: Vitrocsa
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Os avanços tecnológicos da revolução industrial, que permitiram o uso de ferro e concreto na construção civil trouxeram consigo o "evangélio" do modernismo e o princípio de fechadas livres e independentes, separando o exterior e o interior com uma camada estática, transparente ou opaca.
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A casa SB é uma construção onde a envoltória serve como gerador, proporcionando a dose exata entre as relações interior e exterior, o clima e a privacidade. Sobe a partir do solo, rodeia os espaços necessários e volta para a terra, como um desafio à força da gravidade. Fina e transparente, serve também como um depósito. O uso do concreto em torno da casa produz um equilíbrio entre o sistema de abertura e fechamento, que preenche a casa com vários tipos de intensidade de luz, destacando a sensualidade do material.
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De certo modo, o concreto não atua como um componente da construção, mas sim como um apoio à integração de vigas de aço e colunas às tábuas de madeira utilizados como revestimento de pisos e elementos de proteção solar. Estes três materiais constituem um conjunto harmônico na casa.
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A entrada está no nível da rua, através desta os visitantes chegam diante de uma parede com uma abertura. Outras paredes produzem uma relação diferente, entre bloqueado e exposto, sendo comum encontrar um equilíbrio entre estas duas variáveis. A fachada pode ser lida como uma pintura abstrata. As linhas estão dispostas em uma composição irregular que produz uma nova ordem. A casa corresponde ao modernismo do meio do século, mas responde a uma composição assimétrica, minimalista e equilibrada.
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A experiência de estar frente a parede de entrada com sua abertura remete a arquitetura dos templos egípcios e fortalezas, palácios, igrejas, etc. Todos aspiram produzir uma mudança na percepção das pessoas, por diversas razões, como desconectar, mover e desviar o foco, tanto interna quanto externamente.
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Do hall de entrada confluem as operações em direção aos lados da sala, como movimentos próprios confinados entre duas paredes que produzem uma vista aberta em direção ao céu demarcado, e portanto enfatizam a transição entre interior e exterior. A jornada aumenta e a sala de estar se revela para o jardim aberto.
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O espaço de estar e a área da cozinha produzem uma série de espaços de caráter público, que incluem a cozinha em si, sala de estar, jardim e a piscina. O piso é coberto com painéis de madeira natural.
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Os quartos das crianças se encontram no nível superior, iluminado ao longo do pátio e de frente para a entrada, enquanto o quarto principal está no pavimento superior, aberto ao norte com persianas verticais de madeira que permitem o controle de luz e exposição solar. A prolongação destes elementos de sombra borra o limite dos espaços internos e externos e definem a volumetria do prisma geral. A fachada frontal explica sua função ao dobrar a camada de concreto no espaço residencial, seu uso complexo demostra um elemento similar a uma escultura abstrata.
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Originalmente publicado em 9 Julho, 2016