-
Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 105 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Bella Luce, Deca, Docol, Fademac, Franke, Portobello, Primalinea
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o princípio, os proprietários demonstraram sua preferência por um ambiente limpo, organizado e fluido, de forma que o imóvel padrão, entregue pela construtora, se transformasse em um cenário que refletisse suas personalidades.
As referências visuais trazidas pela família, que remetiam a sua origem nipônica, se tornaram o ponto de partida para o projeto. Formas simples, iluminação sutil, materiais naturais e reinterpretações de elementos da arquitetura japonesa foram as escolhas para compor o novo cenário.
O terceiro quarto da planta original, cedeu lugar para um escritório reversível, ligado a sala de estar. A integração do antigo ambiente criou maior amplitude, ventilação e iluminação natural para a nova sala, que se tornou o coração da casa.
No ponto focal do projeto, uma caixa em madeira Freijó envolve a sala de jantar e se torna o elemento de acolhimento em meio ao concreto presente no espaço. Ao redor da caixa, o essencial se harmoniza e ganha sentido, como em um Bentô japonês.
Separada por painéis corrediços, a cozinha pode ser integrada de acordo com a necessidade. Com os painéis abertos , a fluidez entre os ambientes é reforçado pela continuidade do piso.
Ao se fechar, as portas de ferro e vidro translúcido mantém a privacidade e permitem a passagem de luz, criando uma atmosfera meditativa.
A mesma linguagem se estende para os demais ambientes, onde o concreto, a madeira e o monocromatismo tomam suas formas mais simples e essenciais para traduzir a alma dos moradores.