-
Arquitetos: White Arkitekter
- Área: 15000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Elevando-se ao longo do porto de Tønsberg, cidade mais antiga da Noruega, White criou Færder; um novo marco de proezas educacionais, dando vida a uma antiga zona industrial em declínio.
White, com uma proposta vencedora de concurso, foi contratado pela escola técnica Færder, a fim de redefinir não só a percepção, mas a realidade de como alcançar uma educação prática. A visão é criar uma interação vibrante entre a escola, a cidade e as empresas da região; não apenas permitindo, mas convidando a população que não é estudante a compartilhar no novo espaço criado.
A nova escola técnica fica entre o centro da cidade de Tønsberg e seu principal porto. Em uma área que tem visto o lento desaparecimento do uso de seus edifícios industriais, esta nova escola técnica oferece a oportunidade perfeita e uma localização ideal para rejuvenescer simbolicamente a área, especialmente com tipos de comércios pelos quais a área já foi amplamente conhecida, como carpintaria, soldagem e engenharia mecânica.
Os caminhos abertos do campus oferecem uma série de mecanismos inovadores que incentivam o público a interagir e se engajar nas atividades acadêmicas da escola, incluindo o que é chamado de "Gancho". Com oficinas abertas, garagens mecânicas e salas de aula, o Gancho é uma extensão aberta no centro dos convergentes caminhos públicos e de estudantes; permitindo que as pessoas de Tønsberg sejam direcionadas para o trabalho que os alunos estão fazendo enquanto caminham para tomar o café da manhã ou passear com o cachorro. Ao expor a próxima geração enfrentando novos problemas dentro das aulas exibidas abertamente, a escola e todos os 750 alunos da escola sentem-se mais ativamente parte da comunidade.
Concluído em 2014, Færder apresenta uma sequência verticais única de espaços, incluindo uma praça de entrada, cantina, auditório e área de exposição, que em conjunto formam uma enorme espaço comum bem ao lado do Gancho. O projeto deu ênfase ao uso da luz natural; as enormes janelas são complementadas pela luz natural difusa que ilumina o ambiente a partir da abertura no telhado em forma de diamante, no Gancho. A luz proveniente da abertura superior em forma de diamante no espaço comum atinge a enorme escadaria de madeira central, que se desdobra em plataformas longas e horizontais, com cadeiras e mesas. Grande o suficiente para ser usada como áreas de exposição ou para palestras, a escada liga os diferentes espaços comuns, e se eleva a altura total do edifício.
Entrelaçando o que se assemelha a uma escola e um espaço de trabalho da fábrica, o projeto da Færder também foca no uso dos materiais; A escola foi construída principalmente usando concreto e madeira. Mostrando excelente retenção de calor, estes materiais também mostram uma eficiência excepcional em estratégias de resfriamento do edifício; utilizando a água do canal adjacente no horário de verão, ao lado de um telhado altamente reflexivo que reduz o acúmulo inicial de calor. Além disso, incorporado no concreto há trocadores térmicos, estratégias de mudança climática eficientes que garantem baixo consumo de energia.