- Área: 1200 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: B&P, Behr, Ceresita, Codelpa, Indalum, Scanavini, Steelock
Descrição enviada pela equipe de projeto. O hotel Punta Sirena está destinado principalmente ao esporte aquático de kitesurf e a recreação em geral.
Localizado na praia de Curanipe, na região de Maule, o edifício está elevado do solo para evitar danos excessivos em caso de um possível maremoto/tsunami. O projeto trabalha com a ideia de uma estrutura de árvore: grandes fundações com muito peso e pilares esbeltos que possuem resistência contra água.
Na parte pública se trabalha com 100% de superfície envidraçada para que, em caso de algum desastre natural, os vidros se quebrem e não alterem o esqueleto principal. Esta medida foi tomada para facilitar a reparação da estrutura e não em relação a segurança das pessoas que têm a obrigação de evacuar o edifício.
A encomenda consistia em: 12 suítes, 3 dormitórios compartilhados, restaurante, cozinha, área administrativa, sala de ioga, loja, área de serviço, depósito para equipamentos de windsurf e kitesurf.
A distribuição é definida no primeiro andar em meio ao volume central destinado ao restaurante. Procura-se configurar um pátio central sem vento (vento sul, conhecido como surazo). Tal pátio se configura entre o volume do restaurante e o da escola de windsurf e kitesurf (projeto).
No nível superior são reconhecidas 3 direções de vista à baía: a onda, ao sul, a baía próxima, ao norte, e a baía completa também ao norte (Curanipe). Estas vistas deformam a geometria da planta superior em três volumes com direções diferentes. As circulações verticais e a sala multiuso (ioga) localizam-se onde convergem os 3 corpos. Todas as circulações são exteriores.
O hotel foi projetado com um módulo de 4m X 4m feito em madeira de pinos. Todo o esqueleto estrutural (pilares e vigas) fica exposto, tratado com carbolíneo (cor preta). As fachadas estão moduladas de metro em metro feitas com a mesma estrutura aparente. Entres elas colocou-se ripas de eucalipto criando uma estética interessante no momento em que se acende as luzes durante a noite.
As paredes e o teto são finalizados com tábuas de 1X8" sem acabamento e piso de madeira de pinos.
Foi considerada uma materialidade muito simples (madeira) e mão de obra local (muito econômica) o que permitiu construir sem maiores inconvenientes ou soluções sofisticadas.