-
Arquitetos: SpaceTong (ArchiWorkshop); SpaceTong (ArchiWorkshop)
- Área: 78 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Juneyoung Lim
Conceito Geral
O projeto "Bibliotecas Móveis" foi comissionado pelo Parque de Inovação e a cidade de Seul. O terreno de 100.000 metros quadrados estava ocupado pelo Ministério da Alimentação e Segurança de Medicamentos durante os últimos 60 anos, e a intenção do projeto foi revitalizar e abrir as portas ao público pela primeira vez. Atualmente, uma série de empresas sociais e novas empresas reúnem-se para resolver os problemas sociais de Seul. Os governos das cidades locais decidiram abrir o complexo para revitalizar a interação natural entre os proprietários e os cidadãos.
O principal conceito do projeto deriva do cubo no logotipo do Parque de Inovação de Seul. O cubo possui a geometria mais básica, mas, no entanto, com pequenas alterações, possibilita uma grande variedade geométrica.
Cada pavilhão é nomeado de acordo com suas características expostas em seus revestimentos externos, tais como, tubulações, espelhos, blocos e membranas. Os cubos são básicos em suas formas, mas experimentamos e desenvolvemos uma série de cores, acabamentos e ângulos. O Pavilhão Membrana, por sua vez, possui uma forma curvilínea que cria um forte contraste com os outros, mas ainda mantém a harmonia com o entorno do Parque de Inovação de Seul.
Pavilhão Bloco Anexo
O Pavilhão Bloco Anexo pode ser descrito como um pavilhão parasitário, uma vez que funciona como parasita de um edifício existente, revitalizando-o e chamando atenção do público. O edifício existente, "Miraechung", é, atualmente, o maior edifício do terreno. É visualmente sobrecarregado e, mais do que isso, não é muito agradável aos usuários por conta de seu incongruente e alto volume de seis pavimentos. O pavilhão une-se ao edifício por meio de um ângulo inclinado que rompe o enorme volume criando uma escala humana. O muro de tijolos de Miraechung é visto da parte interna e é utilizado como principal suporte para exposições, área de reunião, e outros.
Pavilhão Tubular
A característica singular do Pavilhão Tubular são as linhas verticais do material de revestimento externo. Os tubos de andaimes, muito utilizados em obras de construção, foram pintados e unidos. O conceito teve inspiração nos troncos verticais de árvores dentro do parque. Os tubos de cores vivas, iluminam e revitalizam os arredores. Do espaço interno, os tubos coloridos e os ambientes circundantes parecem bem mesclados, criando uma atmosfera protegida.
Pavilhão Miragem
Rodeado por painéis de aço inoxidável curvos, o Pavilhão Miragem aproxima e reflete a natureza. Objetos justapostos refletam, mas a superfície traduz as imagens em um padrão ondulado, como uma pintura. Ao refletir o entorno, o pavilhão absorve e enriquece a paisagem como uma miragem. No interior do pavilhão, os visitantes podem experimentar a sensação de uma selva. Os troncos das árvores autênticas servem como assentos e estantes para os livros. O antigo pinheiro pode ser observado do interior através de uma cobertura de vidro transparente.
Pavilhão Membrana
O Pavilhão Membrana foi originalmente projetado como um ponto luxuoso, mas logo foi modificado para implementar o projeto de biblioteca pública móvel. O conceito original foi inspirado no broto de uma flor que cresce na superfície das rochas. As estruturas curvilíneas expressam o tradicional lirismo e dinamismo da Coreia moderna. A estética do pavilhão apresenta-se como uma escultura durante o dia, enquanto clareia todo o local durante a noite, como uma lanterna.