- Área: 420 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Alain Brugier
-
Fabricantes: Casa Franceza, Noah, Reinstal, Vidro Real
Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo do Projeto da Casa Morás iniciou-se na escolha do imóvel junto com o casal de clientes. Ao visitarmos o terreno original e a casa antiga, concluímos que era excelente, entretanto o projeto era orientado inversamente ao que concluímos ser ideal para aquele terreno em declive e para os planos da nova família. Portanto, foi demolida totalmente a casa antiga restando somente o muro de arrimo original, que era duplo e estava preservado.
O Projeto da Casa Morás nasceu da topografia do terreno, da orientação da luz solar e seus visuais. Ao entrar na casa pelo térreo chegamos ao Hall social e escada que são iluminados por uma grande clarabóia de vidro temperado e laminado, o Hall é separado da área intima de um lado por uma porta de correr blindada que recolhe no painel de madeira entre quartos, e de outro lado, verticalmente, por tubos pintados. Toda circulação da área intima tem as paredes revestidas por um painel de freijó ripado que “mimetiza” as portas dos ambientes.
Com esta configuração a arquitetura privilegiou a área social e de convivência que ficaram no pavimento inferior, proporcionando integração com a área externa, com o jardim, com a piscina e tendo os visuais voltados para o por do sol e para o “mar de copas” de árvores, que também são vistas da Suite do casal no pavimento superior onde estão as outras duas suítes e a sala íntima.
A escada chega beirando a piscina e leva ou para Escritório, ou Cozinha, Lavabo e Living o qual é integrado a uma varanda coberta que faz a transição para a área livre do gramado e piscina. O volume da cozinha é revestido por painel de madeira e portas que correm podendo integrar ou isolar a cozinha da área social de uma forma sutil e inteligente. O volume que abriga a sala de tv, avança no jardim e é revestido de pedra Moledo externa e internamente, proporcionando uma certa privacidade neste ambiente.