Após as notícias de que o Lucas Museum of Narrative Art irá abandonar seu projeto para Chicago, o escritório OMA divulgou imagens de sua proposta para o museu -- derrotada no concurso original pelo projeto de MAD Architects -- inspirada em um vulcão. O projeto do OMA procura preservar ao máximo a orla do lago, elevando do solo a maior parte da galeria e dos espaços educacionais e criando um jardim na cobertura. O projeto oferece oito vezes mais espaços públicos do que sua área de projeção.
A proposta do OMA foi inspirada pela história local de altos edifícios. Durante a Exposição Mundial de 1933, foi lar do Skyride, uma linha férrea aérea suportada por duas altas torres de 191 metros de altura. Inspirado também por estas torres, o Lucas Museum do OMA apresenta cabos estendidos do topo do edifício às extremidades e pontos principais da galeria, suspendendo-a no ar. A estrutura inteira foi rotacionada 45° para aproveitar as vistas para o lago e o centro da cidade e criar acessos livres pelos caminhos pré-existentes.
O centro do museu foi ocupado com uma galeria vertical que suporta as placas horizontais elevadas da galeria, mantidas o mais abertas possível para maior flexibilidade. No topo na galeria horizontal, o jardim proporciona espaços para exposições de artefatos e serve como espaço público aberto.
A membrana de ETFE que recobre o jardim é serigrafada para que possa ser usada como tela de projeção tanto dentro como fora. Isto permite que a pele do edifício se torne uma parte interativa de experiência do museu e sirva como cinema ao ar livre voltado para o parque. Teatro e salas de aula estão inclusos na base da torre, permitindo entradas separadas para o museu e para o parque.
O parque que envolve o museu foi projetado para ser flexível, permitindo que a área continue servindo de apoio durante as partidas da equipe do Chicago Bears. O parque também pode receber uma grande variedade de atividade e eventos públicos.
O projeto do Lucas Museum está atualmente estagnado e a direção está em busca de um terreno na Califórnia.
Arquitetos
Localização
Soldier Field Sled Hill, Chicago, IL 60605, EUAPartner-in-Charge
Shohei ShigematsuAno do projeto
2014Fotografias
Cortesia de OMA New York