![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 1 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7bf2/e58e/ce94/e500/0054/newsletter/portada_1506_JAHN-GranRoof_41.jpg?1447197670)
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Arquitetos: JAHN
- Área: 346 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Rainer Viertlbock
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 4 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/79c9/e58e/ce94/e500/0044/newsletter/1506_JAHN-GranRoof_05.jpg?1447197116)
A ESTAÇÃO
A estação de Tóquio é a principal estação de trens da cidade com capacidade tanto para trens de alta velocidade quanto para trens regionais. As plataformas de acesso se elevam para que os pedestres possam acessar a estação, seja desde o oeste (Marunouchi) ou desde o leste (Yaesu). Os viajantes passam pelo nível inferior das lojas e procedem aos seus trens. A entrada oeste relaciona-se diretamente com o distrito financeiro da cidade e é a entrada histórica da estação. Por outro lado, a entrada leste, negligenciada até que em 2002 a empresa JAHN ganhou um concurso de projeto para reconstruir esta entrada e as torres de escritório em frente à estação.
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 10 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7b23/e58e/ce94/e500/0050/newsletter/1506_JAHN-GranRoof_35.jpg?1447197463)
As duas torres emolduram a entrada da estação e estabelecem uma sólida porta urbana que conduz desde Yaesu até Marunouchi, com acesso a estação como ponto focal. As torres de vidro empregam uma total transparência com uma 'fachada ventilada' que utiliza uma cavidade de 15cm de profundidade para capturar e ventilar o impacto solar antes que ele penetre na pele do edifício, criando torres envidraçadas altamente eficientes com a energia e com muita luz natural. Durante a noite, ambas torres se iluminam desde seu interior, tornando-se dois faróis que marcam a estação de Tóquio na paisagem urbana.
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 9 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7a7c/e58e/ce94/e500/004a/newsletter/1506_JAHN-GranRoof_11.jpg?1447197289)
A COBERTURA
A cobertura na reforma da Estação Tóquio Yaesu estabelece uma nova imagem para a edificação.
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 6 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7b06/e58e/ce94/e500/004f/newsletter/1506_JAHN-GranRoof_29.jpg?1447197433)
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 13 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7c43/e58e/cee8/fb00/0050/newsletter/section.jpg?1447197751)
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 3 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7b6c/e58e/cee8/fb00/004c/medium_jpg/1506_JAHN-GranRoof_55.jpg?1447197524)
Para muitos visitantes é a primeira e última impressão da cidade. Verticalmente contrasta com a antiga estação, define e distingue o bairro Yaesu do Marunouch a oeste. A durabilidade e a baixa manutenção são inerentes a tecnologia da cobertura. Seu desenho simples é definido como uma linha reta entre duas torres deslocadas. O comprimento do pavilhão é de 235 metros e é concebido como um grande e plano painel têxtil que fixa uma linha reta no limite da pista e se apoia sobre as molduras de aço com distintas alturas e ângulos criando um simples e diferenciado perfil. O painel têxtil é suspenso da estrutura de aço permitindo que a sua superfície crie um luminoso e continuo plano.
A estrutura pode ser vista através da superfície têxtil e é lida como as veias de uma folha enquanto as estruturas sob a cobertura proporcionam uma conexão no nível superior entre as torres de escritório, a estação e a área de comércio.
![Reforma da Estação Tóquio Yaesu / JAHN - Imagem 7 de 13](https://images.adsttc.com/media/images/5642/7ac8/e58e/cee8/fb00/0048/newsletter/1506_JAHN-GranRoof_21.jpg?1447197372)