-
Arquitetos: y+ M design office
- Área: 119 m²
-
Fotografias:Yohei Sasakura
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está projetada para uma família de quatro integrantes: um casal e seus filhos. A casa de seus pais encontra-se localizada no lado norte do terreno, motivo pelo qual implantamos a residência de baixo gabarito no lado sul. Esta escolha proporciona um espaço abertura que garante insolação e ventilação adequada para ambas as casas. Este espaço aberto é também utilizado para uma fácil comunicação com os pais e para manter uma boa relação entre os membros da família.
No interior da casa, os tetos se conectam diretamente com o "nokishita", expandindo o espaço e dando uma sensação de liberdade ao ver o céu azul e o monte Daimoji através das aberturas. O espaço "nokishita" se relaciona com os espaços de estar e gera limites entre interior e exterior.
Os beirais superpostos podem bloquear o forte brilho solar durante o verão e propagar a radiação quente do sol ao interior dos ambientes durante o inverno. O projeto dos beirais provê conforto com o uso mínimo de equipamento mecânico. O acesso funciona como um espaço com ventilação adequada e qualidade de vida para a casa.
Durante o verão, o acesso aberto brinda um fluxo de ar fresco ao interior. O ar quente que circula se esvai através de um ventilador que possui um sensor de temperatura na parte superior.
Não existem pilares nos ambientes devido à arquitetura de laje maciça reticulada, o que libera o espaço ao evitar elementos obstrutores.
Ao abrirem as portas e janelas, o espaço exterior é liberado no lado norte, o que permite desfrutar das estações, do calor do sol e uma brisa aprazível.
Originalmente publicado em Julho 18, 2016.