-
Arquitetos: vir.mueller architects
- Área: 23410 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Andre J. Fanthome
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto exemplifica a tipologia de um quadrilátero acadêmico - jardim, pátio central envolto pelos ambientes estudantis e de professores.
Atemporal e contemporâneo, este claustro ancora uma comunidade de estudantes e acadêmicos - muitos dos quais são os primeiros em suas famílias a frequentar a universidade.
A estrutura é complementada com a sequência de espaços através de uma série de colunas, criando espaços flexíveis e de grande envergadura, adequados para um programa acadêmico em evolução. A circulação na construção - em forma de escadas em balanço e galerias - tecem junto ao pátio uma relação dinâmica entre a paisagem e a arquitetura.
As galerias e circulações estão desenhadas para facilitar o movimento sem problemas, enquanto oferecem repouso com uma linha de bancos de pedra orientados com vistas ao jardim. A arquitetura se preocupa com a condição climática - no verão as temperaturas se elevam a 45º C - com a sensibilidade de um desenho que filtra o sol e melhora o jogo de luzes e sombras nos ambientes.
O desenho da paisagem evoca microclimas dentro do edifício: um jardim fundido, "kund" está situado entre a cafeteria e o salão de atos, a criação de um espaço de encontro informal para o estudantes; o teto do auditório está desenhado como um terraço "maidaan" - um jardim pavimentado - com vistas à praça da Universidade de Ahmedabad. Os painéis de arenito vermelho compõem uma escultura cinética no pátio central, filtrando a luz do dia e emitindo um suave resplendor na escuridão.
Ahmedabad nutre um legado raro e notável da excelência na educação e na arquitetura. O Instituto de Engenharia e Tecnologia celebra uma renovação desta visão.
Originalmente publicado em Julho 18, 2016.