- Área: 94 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mauro Goulart Fotografia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina, Brasil. A casa das corujas foi construída em um terreno plano entre a Lagoa da Conceição e a praia do Moçambique no bairro São João do Rio Vermelho. As dunas da praia são o habitat natural da coruja buraqueira, por este motivo a casa recebeu este nome, pois é frequentemente visitada por elas.
A casa tem uma área construída de 94 m² e foi projetada para ser a casa de praia de um jovem casal de arquitetos. Como muitos dos projetos de arquitetura, o orçamento foi um fator limitante importante, pois a verba disponível para a construção era de R$ 60.000,00. Desta forma, foi adotado um programa de necessidades mínimo: sala de estar, cozinha, dormitório, banheiro, e área de serviço. O pé direito duplo na sala de estar integra os ambientes e proporciona maior amplitude espacial, além de receber a estante que acomoda a coleção de discos e biblioteca dos proprietários.
Com intenções formais minimalistas, buscou-se a racionalização da construção, como as propostas por Le Corbusier na Maison Citrohan. No projeto nada foi gratuito, o terraço jardim, por exemplo, que é acessado por uma escada tipo marinheiro, possibilita vista para a lagoa da Conceição onde se pode apreciar um belíssimo pôr do sol.
O sistema construtivo utilizado predominantemente foi a alvenaria de tijolos. Porém, a materialidade experimentou diferentes composições como: o concreto armado, utilizado na escada e em algumas paredes e vigas e o light wood frame executado na parede frontal, que recebeu como fechamento externo chapas metálicas onduladas e OSB como fechamento interno, a estética dos materiais em seu estado bruto foi aproveitada.
A escolha dos sistemas construtivos e materiais foram escolhidos levando em consideração à disponibilidade dos serviços locais próximos da construção e também do domínio construtivo dos construtores locais.
Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, foi utilizado um leito de evapotranspiração como opção para o tratamento de esgotos da residência, este sistema trata as águas servidas no local e ainda permite o aproveitamento dos poluentes destas águas na forma de insumos para a produção vegetal, devolvendo-as, purificadas para o ciclo hidrológico.