- Área: 6500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cosmin Dragomir
-
Fabricantes: Alucobond, Astek, Dreamscape Lighting, EGE, FRESCO, Guardian Glass, HUET, Ideal Standard, Idezio, Klass, MARAZZI, MOLDIVARS, RIGIPS, ROCKWOOL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Mercure no centro de Bucareste é um edifício com uma história por trás. Uma história que apareceu como consequência do desenho e que foi utilizada como aspecto característico de um hotel de tipo narrativo.
Como o projeto está numa vizinhança histórica e eclética, buscamos encontrar termos para determinar a expressão estilística do edifício. Decidimos que o futuro hotel deveria contribuir de forma sinérgica com o entorno, nos levando a uma aproximação contextual do mesmo.
As fachadas do hotel foram tomadas e reinterpretam elementos arquitetônicos e simbólicos das imediações para emitir uma mensagem cultural consistente.
As residências nesta rua serviram de inspiração para as janelas arqueadas, alternadas de maneira lúdica com as janelas retangulares. Além disso, replicamos um dos principais elementos arquitetônicos do Ateneu Romano: o pórtico, separado do volume principal e cedido ao espaço publico.
Complementando estes elementos arquetípicos, inserimos na fachada principal uma colagem gráfica de símbolos culturais que leva a história além.
Sobre o corte do entablamento do Ateneu Romano flutuam um par de musas "descendendo" desde o teto do salão de música do museu George Enescu, um tributo duplo a dois grandes símbolos locais: O Ateneu Romano (a 50 metros do hotel) e ao grande compositor George Enescu, quem dá seu nome à rua na qual encontra-se localizado o hotel.
O processo técnico utilizado para conseguir o ar moderno é baseado numa solução arquitetônica bastante atual: usamos painéis perfurados de CNC colocados a certa distância do suporte da fachada, criando a aparência e a sensação de profundidade alternando luz e sombra.
O hotel consiste de 6500 m² de área construída, 2 subsolos, 7 pavimentos sobre o térreo, conformando um total de 114 dormitórios.