- Ano: 2015
-
Fotografias:Craig Auckland
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistia na restauração do edifício catalogado em grau 2, "casa celeiro", em Wets Littleton e a intervenção da galeria Pod no próprio lugar. Nosso cliente desejava restaurar a "casa celeiro" a sua glória total e retirar as intervenções passadas do seu interior, o que serviu para ordenar a audaciosa estrutura histórica.
Também se deveria trabalhar, com sensibilidade e criatividade, a interface entre a casa e o celeiro. Anteriormente, este limite não estava bem definido e os dois espaços não se relacionavam exitosamente entre si.
Havia, então, uma oportunidade para observar o interior do celeiro desde a casa e celebrar o sentido axial do espaço dentro deste.
Nosso cliente solicitou um espaço, dentro do celeiro, que fosse cálido, seco, luminoso e hermético; que pudesse ser utilizado para abrigar uma coleção pessoal de pinturas de aquarela.
Em resposta aos requerimentos dos nossos clientes criamos uma intervenção no celeiro que se concebe como uma galeria Pod.
A Galeria Pod é uma estrutura leve, de madeira, que no seu conceito é uma intervenção 'reversível' no celeiro.
A galeria encosta suavemente no celeiro ao pousar-se sobre o piso. É posicionada em balanço sobre o solo, dando a impressão de estar flutuando. As paredes e o teto da Galeria Pod se descolam do celeiro. A cobertura se ondula ao redor das estruturas existentes, gerando uma divisão no espaço.
As portas e janelas, originais de pedra do celeiro, foram cobertas com superfícies envidraçadas, introduzidas em um desenho de conjunto com os quadros observados desde o acolhedor espaço.
Utilizou-se o envidraçamento completo, até o teto, para o frontão da Galeria Pod. Desta maneira, todo o esplendor do celeiro se revela desde a comodidade da galeria.
As qualidades suaves e cálidas da madeira da Galeria Pod, contrastam com a estrutura dura e fria do celeiro em pedra.
"A vida atual do homem sobre a terra... é como o voo de um pardal através da casa, enquanto se janta no inverno... enquanto a luz brilha... as tormentas invernais... ressoam embravecidas afora. O pardal...enquanto está dentro, está a salvo da tormenta invernal... Assim é a vida do homem, aparece por um curto tempo, mas como seguirá ou o que foi, não sabemos em absoluto."
História Eclesiástica de Bede (Inspiração para o projeto).