-
Fotografias:Matteo Carcelli
A EXPERIÊNCIA
Este hotel boutique se localiza em uma vizinha local que aproveita a distância moderada, mas conveniente, do centro agitado da cidade, ao mesmo tempo em que oferece uma autêntica experiência de Hong Kong, com restaurantes locais, mercados, edifícios antigos, templos e a paisagem da ilha de Hong Kong ao longo dos trens. O hotel está destinado a ser um escape da aceleração dos arredores e do caos cotidiano. É um mundo de tranquilidade na chegada e entrada dos viajantes no espaço.
A experiência íntegra do hotel, de acordo com o site oficial e os meios sociais, é formada pelo descobrimento espacial encarna e manifesta a estética e a poética fundamental à filosofia do hotel, que é um tipo de beleza oculta a ser descoberta e apreciada com o coração e a mente.
REFINAMENTO
O cliente queria diferenciar este hotel boutique, criando uma compreensão alternativa da experiência, nos abstendo de utilizar os materiais e móveis mais exóticos e caros para criar um hotel de luxo, porque o término 'luxo' tem se vulgarizado muito na atualidade. Pelo contrário, preferimos 'refinamento', outra forma de beleza que vai mais além da superfície.
As texturas dos materiais representam uma variedade de traços. Sua combinação confere uma forma ao caráter do nosso desenho. Para este hotel, optamos por utilizar materiais relativamente comuns como o concreto, aço galvanizado, bronze, madeira de carvalho e vidro. O desafio é melhorar a beleza natural dos materiais e desencadear as possibilidades de desenho e o fazemos mediante a exploração de texturas com técnicas de tratamento de superfície e com o uso da iluminação.
REVELAÇÃO DA BELEZA ESCONDIDA COM ILUMINAÇÃO E DETALHES
A luz é uma linguagem de desenho universal que é capaz de induzir a ressonância emocional dos viajantes de todas as culturas e gêneros. Natural ou artificial, é o meio que permite aos materiais expressarem suas qualidades especiais: revelar texturas, brilhar, projetar sombras. No hall de recepção, as curvas naturais do mármore branco se fundem com as sombras listradas da divisória para produzir uma composição vibrante. E para o muro de GRC pré-fabricado (concreto reforçado com vidro) no corredor de entrada, suas costuras matizadas e contorno se fazem visíveis somente com a iluminação ascendente desde o rodapé.
Em todo o hotel existe implícita uma atitude - pensamento, arte e personagens fundamentais aos nossos desenhos. Desenhamos todos os detalhes expostos com refinamento, nosso toque de 'peculiaridade'. Em cada detalhe existem traços de artesanato que, em silêncio, contam uma história de si mesmos, dos seu atributos, como foram feitos e como interagem entre si ou com as pessoas com as quais eles se encontram. Isto pode ser visto nas superfícies de bronze na recepção e no banheiro que brilham parcialmente como um espelho devido aos toques e polimentos cotidianos, enquanto o resto das superfícies, recém utilizadas, se deixam oxidar. As marcas humanas na obra convertem-se, pouco a pouco, em um traço natural nos padrões. Ao formular e elaborar exclusivamente um conjunto completo de detalhes especialmente desenhados - inclusive tão pequenos como um gancho de pendurar uma toalha ou o batente da porta - temos a intenção de transmitir a atenção e refinamento do hotel.
PERCURSO DO DESDOBRAMENTO
Todo o desenho pode ser descrito como um caminho de desenvolvimento em ambos sentidos, físico e psicológico. A entrada em um espaço pode ser comparada a abertura de uma porta. Este ritual de abertura é um momento de surpresa, uma efervescência de emoções. Para este movimento de exploração do hotel, criamos uma sequencia de cenas fantásticas, a partir da chegada dos clientes através da porta de entrada, ao corredor solene; através do elevador, do hall de recepção e o tranquilo hall do elevador no nível da habitação. Esta coreografia de surpresas espaciais prepara os clientes para a habitação, o destino final. A habitação parece vazia, a princípio, como uma caixa no centro do cenário. Ao descobrir os espaços e detalhes por camadas, os clientes poderão descobrir o refinamento do hotel e sua beleza oculta, por isso a estância é uma experiência de encontros.
A série de revelações fortuitas apela ao consciente e subconsciente, com cada detalhe inculcando o tato e a aura distinta do hotel. Através da disposição meticulosa de elementos de desenho, esperamos invocar um sentido de descobrimento, para criar uma experiência memorável de hotel com ondas de sentimentos, ondas de prazer.